No próximo dia 21 de abril, Alcobaça viverá mais uma vez a emoção e a fé da tradicional Festa de São Benedito, conhecida como a Páscoa dos Negros. A celebração, que ocorre anualmente na segunda-feira da Oitava da Páscoa, é marcada por uma programação vibrante, cheia de símbolos da religiosidade popular e da cultura afro-brasileira.
Logo nas primeiras horas do dia, a cidade será despertada pela alvorada festiva com queima de fogos e cânticos da Marujada de São Benedito – manifestação cultural que, com seus pandeiros, violas e devoção, percorre as ruas visitando casas e animando fiéis. Às 9h, será celebrada a Missa Solene na Matriz de São Bernardo, e às 16h, a Procissão tomará as ruas, encerrando o dia de homenagens ao santo.
Este ano, a festa ganha um significado ainda mais especial. Além de integrar as comemorações do Jubileu da Esperança da Igreja Católica – que celebra os 2025 anos do nascimento de Cristo –, marca também os 500 anos do nascimento de São Benedito, o Negro, padroeiro dos cozinheiros, dos pobres e humildes, e co-padroeiro da cidade de Alcobaça.
Para o mestre Joãozinho Batista, representante da Marujada, “celebrar São Benedito é reforçar nossos laços de fé e devoção. O povo alcobacense tem um carinho profundo por ele, que representa nossa identidade e resistência”.
O secretário municipal de Cultura, André Dias, destaca a importância de manter vivas essas tradições: “O poder público tem o compromisso de preservar e valorizar as manifestações culturais da nossa terra, e a Festa de São Benedito é uma das mais significativas para o nosso povo”.
Já o diretor de Cultura e também marujo, Romário Santos, lembra que a Marujada é símbolo da resistência negra e da fé popular. “É uma expressão genuína do nosso povo e tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento”, afirma.
A programação é aberta ao público e promete emocionar moradores e visitantes. Uma verdadeira celebração de fé, cultura e ancestralidade que reafirma a força das tradições em Alcobaça.
Vale a pena conferir!
Por: Vida Diária/BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.