No último dia 2 de julho de 2025, data emblemática que marca a Independência da Bahia, a Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas (APRATEF), participou de uma importante manifestação realizada no Largo da Soledade, em Salvador, ao lado das associações que integram a Federação das Entidades dos Militares Estaduais da Bahia (FEMEB).
O ato teve como principal objetivo defender a valorização da categoria e cobrar a regulamentação justa e responsável da nova Lei Orgânica das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares da Bahia.
A APRATEF foi representada pelo presidente, sargento PM Demóstenes Ferreira, e pelo diretor social, cabo PM Ronaldo Araújo. Eles se uniram a lideranças de entidades como a APPM e a Força Invicta para reforçar a importância de que a nova regulamentação represente um marco de justiça histórica, corrigindo distorções acumuladas ao longo dos anos e resgatando direitos perdidos pelos militares estaduais.
Durante a manifestação, também foi defendida a valorização dos profissionais da reserva, com a inclusão desses militares no processo de reconhecimento funcional e melhoria das condições de carreira, em respeito à contribuição prestada à segurança pública baiana ao longo dos anos.
Entre os pontos destacados pelas entidades estão:
• A efetivação do escalonamento vertical, que garante isonomia e valorização salarial;
• A promoção requerida, mecanismo legítimo de ascensão funcional na carreira militar.
“A FEMEB representa a união e a voz das associações militares que, de forma organizada e legítima, buscam garantir que a Lei Orgânica seja aplicada com justiça e responsabilidade. Não se trata de oposição, mas de construção conjunta em defesa da categoria e da sociedade baiana”, afirmou o presidente da APRATEF, sargento PM Demóstenes Ferreira.
A APRATEF reafirma seu compromisso com todos os militares estaduais da Bahia — da ativa, da reserva e pensionistas — e segue atuando de forma firme e responsável na luta por avanços reais, respeito à carreira e valorização profissional.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.