A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realizou mais uma sessão solene no último sábado (18/3), às 19h, no auditório Franscistônio Alves Pinto da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. O evento marcou a abertura dos trabalhos acadêmicos de 2017. A sessão foi dedicada ao 170º aniversário de nascimento do poeta baiano e patrono-geral da ATL, Castro Alves, bem como à premiação dos ganhadores do Prêmio Castro Alves de Literatura, nas categorias Poema e Crônica, nas versões interna e externa.
Assim que o presidente Almir Zarfeg declarou aberta a sessão, o vice-presidente Athylla Borborema, que também é diretor de Comunicação do Legislativo teixeirense, entregou uma Moção de Congratulação às oito acadêmicas da ATL. A homenagem, de autoria do acadêmico e vereador Valci Vieira, se referia ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.
A seguir, a professora Enelita Freitas proferiu breve palestra sobre a poesia social de Castro Alves, destacando a vida e obra do poeta maior na história da literatura brasileira. “[Castro Alves] inaugurou uma nova etapa do período romântico da literatura, subvertendo padrões dessa escola literária. Sua poesia esteve à frente do seu tempo, pois, apesar de sua vida boêmia e da tuberculose, marcas dos jovens poetas da época, Castro Alves produziu uma poesia que, tanto no aspecto lírico-amoroso, como no aspecto social, apresenta um pensamento revolucionário, colocando-o na contramão das chamadas gerações românticas que o precederam”, pontuou a mestra.
Num dos pontos altos da cerimônia, a professora declamou na íntegra o poema “O Navio Negreiro”, de autoria do Poeta dos Escravos, para a alegria e fascínio dos acadêmicos e visitantes. E deu-se início à premiação dos vencedores da versão externa do Prêmio Castro Alves de Literatura. Os três primeiros colocados, nas categorias Poema e Crônica, receberam diplomas, medalhas e uma quantia em dinheiro. Os 4º, 5º e 6º lugares receberam menções honrosas. Os grandes vencedores na categoria Poema foram Ada Tigre (1º lugar), Enelita Freitas (2º lugar) e Jackson Novais (3º lugar). As menções honrosas foram Lusinalva Oliveira, Julio Moreira e Mikaelle Alves.
Os vencedores da categoria Crônica foram Igor Mascarenhas (1º lugar), Mikaelle Alves (2º lugar) e Patrícia Brito (3º lugar). As menções honrosas foram para Enelita Freitas, Nadma Reis e Gabrielle Rodrigues. Trechos dos três poemas vencedores e das crônicas foram dramatizados por Ada Tigre e Mikaelle Alves, respectivamente.
Os três primeiros colocados da versão interna do Prêmio Castro Alves de Literatura – a saber, os membros da ATL – receberam diplomas e medalhas. Já o 4º, 5º e 6º lugares receberam menções honrosas. Os vencedores da categoria Poema são João Carlos de Oliveira (1º lugar), Castro Rosas (2º lugar) e Cássia Oz (3º lugar). As menções honrosas para Armando Azevedo, Ramiro Guedes e Amaro Sant’Anna.
Os vencedores da categoria Crônica são Fabiano Novais (1º lugar), Fabiana Pinto (2º lugar) e Castro Rosas (3º lugar). As menções honrosas para Gisele Ellen, João Rodrigues e Ramiro Guedes.
“Minha gratidão a todos que se inscreveram, dentro e fora da ATL, a pedido meu ou por livre e espontânea vontade. Vocês tornaram o certame literário um sucesso”, afirmou o poeta e jornalista Almir Zarfeg, presidente da agremiação literária.
Por: ATL e Vida Diária/ Ascom
Fotos: Kédma Ribeiro
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.