É comum muitas mulheres acharem que é normal ter uma libido mais baixa comparado aos homens, e as queixas de diminuição de desejo sexual (baixa libido) são frequentes. No entanto, as buscas por ajuda profissional (psicólogos, terapeutas, médicos, educadores sexuais, etc) pelas mulheres, em grande parte das vezes, são pensando no seu relacionamento, na tentativa de “salvar o casamento”, não tendo o foco sua própria sexualidade e qualidade de vida.

Assim, a área sexual acaba ficando “adormecida”, o que faz o corpo não desejar ter relações sexuais, ou seja, causando baixa libido. Para “acordar” a sexualidade nesses casos é realizado um trabalho chamado auto erotização. Nele, somos incentivadas a ter pensamentos eróticos (pensamentos sensuais), conversar sobre sexo, ler materiais relacionados à sexualidade e conhecer nosso próprio corpo.

Tudo isso aumenta a libido: o fato de pensar e falar sobre sexo faz nosso cérebro desejar a relação sexual. Quando conhecemos nosso corpo, sabemos como ele se comporta com os estímulos recebidos (por exemplo, carícias), o que garante uma boa resposta sexual.

Para isso a mulher pode: olhar-se no espelho com pouca ou nenhuma roupa; tocar o próprio corpo e ver o que sente; usar vibradores. Assim seu corpo estará mais sensível na hora do ato sexual, aumentando o prazer e o orgasmo.

Quando conhecemos nosso corpo e as áreas que nos dão prazer, teremos mais vontade de colocar em prática essas descobertas. Isso aumenta nosso desejo.

Vantagens da auto erotização:

Autoconfiança: Quando nos erotizamos ganhamos mais autoconfiança, e começamos a nos cuidar mais, inclusive da saúde: alimentação saudável, atividade física, realização de exames médicos.

Bom humor: Há sensação de bem-estar e melhora do nosso humor. Com isso, ficamos mais bonitas e até mesmo recebemos mais elogios: a autoestima vai lá em cima! Esses fatores aumentam consideravelmente nossa qualidade de vida.

Mais energia: Não posso deixar de falar que a mulher erotizada tem aumento da disposição na realização de tarefas diárias, como trabalho e estudo.

Melhores relacionamentos

Os relacionamentos interpessoais (amigos, família, trabalho) também melhoram. Pense: quem não quer estar ao lado de uma mulher tão feliz? Quanto ao relacionamento conjugal é só benefícios: a mulher erotizada tem maior envolvimento físico e emocional com o parceiro, garantindo a felicidade de ambos.

Se antes, ter relações sexuais era uma obrigação, agora é um prazer para os dois! Caso você tenha dificuldade em aumentar o desejo sexual e se erotizar, não deixe de procurar um profissional especializado na área de Sexualidade Humana.

Não permita que sua sexualidade “adormeça”. Cuide da sua qualidade de vida em todos os sentidos.

 

Por: Flaviane Brandemberg - Sexóloga

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo