Uma nova onda de calor está prestes a atingir a Bahia e outros 14 estados brasileiros, a partir desta quinta-feira 14, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora os meteorologistas indiquem que esta onda não será tão intensa quanto a registrada em novembro, ainda é motivo de preocupação devido às altas temperaturas previstas.

O Inmet emitiu um alerta de “perigo”, vigente das 12h desta quinta até às 19h do próximo domingo 17, devido às temperaturas acima da média que serão observadas. O termo “onda de calor” é aplicado quando a temperatura permanece cinco graus Celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

Além da Bahia, os estados afetados por essa condição climática são: Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Para os próximos dias, as regiões em foco para as temperaturas mais elevadas incluem Mato Grosso do Sul, sul e leste do Mato Grosso (com destaque para Cuiabá), sul de Goiás, noroeste de Minas Gerais e a região oeste da Bahia, especialmente no Vale do São Francisco, onde as temperaturas podem atingir até 42°C.

Em áreas onde as temperaturas devem oscilar entre 38°C e 40°C, prevê-se calor intenso no interior do Piauí, Maranhão, leste do Tocantins, sul e leste de Santa Catarina, e no interior de São Paulo. Entre 37°C e 39°C, destacam-se o norte e oeste do Paraná, o estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

A população é alertada a adotar medidas de precaução diante das condições climáticas adversas, buscando a hidratação constante e evitando exposição prolongada ao sol, especialmente durante os horários de pico de calor. O Inmet continuará monitorando a situação e fornecendo atualizações regulares à população.

 

Por: Vida Diária/SN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo