A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) recebeu, na tarde desta quinta-feira (31), representantes do Ministério da Educação (MEC) em um encontro estratégico sobre a execução do Programa Pé-de-Meia. A reunião integra a agenda da Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia 2025 e teve como foco o alinhamento de ações e o fortalecimento da governança da política no estado. Salvador foi escolhida como ponto de partida da Caravana, que segue com atividades até o sábado (2).
O diálogo entre as equipes técnicas do MEC e da SEC abordou a implementação do Plano Integrado de Ações Prioritárias do Pé-de-Meia, com ênfase no apoio aos articuladores, operadores do programa e coordenadores do Ensino Médio da rede estadual. A Secretaria da Educação da Bahia apresentou o panorama atual da política educacional no estado e compartilhou iniciativas voltadas à permanência e aprendizagem dos estudantes.
“Esse momento de diálogo é muito importante para nós. O Pé-de-Meia tem contribuído significativamente para garantir a permanência dos estudantes na escola e transformar realidades. É uma política que reforça o compromisso com a educação pública e com o futuro da juventude baiana”, afirmou Rowenna Brito, secretária da Educação do Estado.
Durante o encontro, também foram discutidas estratégias para fortalecer o combate ao abandono, à reprovação e à evasão escolar, temas que compõem a base pedagógica do Pé-de-Meia. A diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa de Santana da Costa, ressaltou a importância do trabalho conjunto com os estados. “A Caravana Técnico-Pedagógica marca um passo importante na consolidação do Pé-de-Meia como política educacional. Escolhemos a Bahia como primeira parada com base em evidências e indicadores que apontam os avanços no território. Encontramos aqui uma rede comprometida e preparada para fortalecer a permanência e a aprendizagem dos estudantes”, destacou.
Formação com foco na permanência e combate à evasão
Em continuidade às ações da Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia, nesta sexta-feira (1º), a equipe do Ministério da Educação (MEC) realizará uma formação no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR). A atividade terá como foco central os temas permanência, abandono e evasão escolar, alinhando estratégias com os profissionais da rede estadual para fortalecer a execução do programa no território baiano.
Já no sábado (2), a Equipe Pé-de-Meia do MEC, junto aos operadores e aos articuladores da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), realizarão atendimentos aos estudantes e à comunidade em 10 unidades escolares de Salvador. As iniciativas serão realizadas das 9h às 17 horas, com o objetivo de esclarecer sobre os critérios de elegibilidade do programa, análise individualizada dos casos de bloqueio de pagamento e/ou inelegibilidade, encaminhamentos para resolução dos casos em articulação com os órgãos parceiros, escuta ativa dos beneficiários e mobilização sobre Educação Financeira.
Por: Vida Diária/O Sollo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.