Nova Venécia: Nos dias 27 e 28 de julho, a CIPE - Mata Atlântica realizou mais um evento da parceria criada em 31 de julho de 2015, denominada de Tríplice Divisa, que objetiva propor ações para se enfrentar o inóspito cenário socioeconômico da região fronteiriça entre os Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. No mês de novembro do ano de 2016, sob a organização da PMBA e por intermédio da CIPE/Mata Atlântica, foi realizado na cidade de Porto Seguro o I Encontro de Gestores. Desta vez a anfitriã foi a PMES através do 2° BPM/Nova Venécia e a nova edição teve como tema a Estratégia e Integração da Inteligência Policial Militar.
A abertura do evento contou com a presença do Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, Comandante Geral da PMES, do Coronel PM Paulo de Tarso Alonso Uzêda, Comandante de Operações Policiais Militares da PMBA e do Coronel PM Klevson Pires Martins, da PMMG, representantes das três instituições Policiais Militares. Além de autoridades do Poder Executivo municipal de Nova Venécia e de cidades vizinhas, estiveram presentes também representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, bem como a participação do Vice-Governador do Estado do Espírito Santo César Roberto Colnago, ratificando a grandeza e a importância do evento.
No primeiro dia do evento, dentre as diversas palestras proferidas no seminário, destaca-se a do Major PM Anacleto França, Comandante do 8° BPM/Porto Seguro, que tratou sobre os principais crimes que afetam a tríplice divisa, realizando um estudo sistemático sobre os reflexos e os fluxos das ações criminosas na região, a atuação em conjunto das Unidades PM dos três Estados e os resultados obtidos através da integração entre as instituições vizinhas. Destaca-se também a participação do Superintendente ABIN no Estado do Espirito Santo Gibran Ayupe, que palestrou sobre a atividade de inteligência e o enfrentamento criminal no mundo globalizado, e trouxe informações relevantes sobre a atuação do Gabinete de Segurança Institucional, bem como principais assuntos nacionais e internacionais de interesse abordados pela Agência Brasileira de Inteligência, para a tomada de decisões por parte da Presidência da República.
No segundo e último dia do seminário, destaque para a palestra do Major Alexandre Almeida, do Gabinete do Comando do Exército Brasileiro, sediado em Brasília, com a explanação sobre Briefing Cibernético, exemplificando os tipos de ameaças, as vulnerabilidades e vetores de ataque, conscientizando a todos os agentes de inteligência sobre a necessidade de proteção do conhecimento. Fechando o evento, destaque para a participação efetiva do Ministério Público do Espírito Santo, materializada na palestra do Promotor Leonardo Augusto, que tratou sobre a constitucionalidade da inteligência policial militar e a legalidade na produção de elementos informativos nos crimes de rua e do colarinho branco, uma palestra de debate amplo bastante esclarecedora sobre um tema complexo e polêmico, bem como os resultados positivos desta grande parceria no estado.
O evento ratifica a parceria firmada entre as três instituições, servindo de modelo para as demais Unidades da Federação, reforçada ainda pela confirmação do III Encontro de Gestores, previsto para o ano de 2018, tendo como sede o município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais.
A CIPE - Mata Atlântica/PMBA, o 2° BPM Nova Venécia/PMES e a 24ª Cia PM Ind/PMMG, unidades com interesses comuns no enfrentamento da violência e dos interesses estratégicos do sistema de defesa social, agradecem a participação e o apoio de todos no evento.
Por Vida Diária: Ascom.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.