A Neoenergia Coelba identificou um aumento expressivo nas fraudes de energia elétrica na Bahia ao longo de 2025. Somente no mês de agosto, a concessionária removeu mais de oito mil ligações clandestinas, o que equivale a uma média de 254 “gatos” eliminados diariamente em diferentes regiões do estado.
De janeiro até agora, já foram contabilizadas 81 mil irregularidades, volume 10% maior do que no mesmo período do ano passado. O impacto é significativo: a energia recuperada nas operações chegou a 331 milhões de quilowatts-hora, quantidade suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências durante 15 dias.
Segundo a companhia, as fraudes são registradas em todas as classes de clientes — residenciais, comerciais, industriais e rurais — e espalhadas por diversas cidades baianas. Além de crime previsto no artigo 155 do Código Penal, passível de até oito anos de prisão, o furto de energia representa riscos à segurança da população e ameaça a estabilidade do fornecimento, podendo provocar interrupções em bairros inteiros.
Por: Vida Diária/Bahia.ba
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.