Atenção, baianos! Vem aumento aí. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste nas contas de luz da Coelba, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado. A mudança começa a valer no próximo dia 22 de abril.
O aumento médio será de 2,05%, mas o valor varia de acordo com o tipo de consumidor. Para quem mora em casa ou apartamento (baixa tensão), o reajuste será de 1,88%. Já para indústrias e comércios maiores (alta tensão), o aumento será um pouco maior, de 2,53%.
Segundo a Coelba, o reajuste leva em conta vários fatores, como:
Encargos setoriais (taxas cobradas para manter o sistema funcionando): +1,86%
Transmissão e geração de energia: +0,03%
Componentes financeiros (ajustes anteriores e correções): -3,12%, que ajudaram a segurar um aumento maior
Mesmo assim, a conta vai subir um pouco.
A Coelba também explicou como é dividido o valor que você paga todo mês:
34,47% vão pra compra e transmissão da energia;
33,30% são impostos e taxas;
32,22% ficam com a própria Coelba, pra manter o serviço, fazer consertos e investir na rede elétrica.
Atualmente, a Coelba atende cerca de 6,7 milhões de clientes na Bahia.
Com o aumento, o jeito é redobrar os cuidados com o consumo: desligar luzes desnecessárias, tirar aparelhos da tomada e evitar o uso de muitos eletrônicos ao mesmo tempo pode fazer diferença no final do mês.
Fique ligado e economize onde der!
Por: Vida Diária/BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.