Teixeira de Freitas, 13 de maio: Convite especial! A teixeirense Kildria Vieira Alves Gigante convida a todos para o lançamento de seu livro intitulado “Experiências do Tempo Integral: limitações, desafios e possibilidades”, que ocorrerá no dia 23 de maio, das 18h às 20h, no Posto Gef (Centro). Kildria tem formação na área da educação, onde atua como professora, palestrante e escritora. A sua obra discute a ampliação do tempo de permanência de crianças e adolescentes na escola - tempo integral, que é uma das metas a serem alcançadas pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. O livro é fruto de sua pesquisa e dissertação de mestrado concluído na Universidade Estadual de Santa Cruz em 2015.

De acordo com Kildria Gigante, “Na verdade, nasci em Itanhém, mas vim para Teixeira de Freitas com apenas 02 anos de idade. Trabalho com educação há 23 anos e sempre gostei muito de estudar. Esse livro apresenta um pouco dos estudos realizados na UESC no Mestrado em Educação e os resultados das pesquisas realizadas em escolas de nosso município.

Fiz o projeto sobre escolas em tempo integral em Teixeira de Freitas. Na verdade, sobre a primeira escola dos Anos Iniciais em Tempo integral e sobre atividades que aconteciam no contraturno da escola para ampliação do tempo de permanência dos estudantes. Pois até 2013 apenas as creches que fazem parte da Educação Infantil atendiam em tempo integral. Com esse projeto, fui aprovada no mestrado e escrevi minha dissertação. Decidi agora publicar o livro, pois a temática descrita na minha pesquisa tem intrínseca relação com a discussão que emerge novamente sobre a escola em tempo integral. Em 2023 o governo federal lançou o programa Escola de Tempo Integral, o qual tem o objetivo de fomentar as matrículas em tempo integral, pois a meta do PNE prevê que até 2024 precisaríamos ter 25% das escolas funcionando em tempo integral e 50% dos estudantes matriculados nas redes de todo país, meta ainda distante de ser alcançada nacionalmente”.

O livro apresenta uma discussão muito interessante sobre direito à educação e sobre os avanços e retrocessos na busca por educação de qualidade. Apresenta conceitos de tempo integral, ampliação do tempo como contraturno, educação integral, sobre as políticas implantadas e descontinuadas ao longo do tempo e sobre os desafios ainda existentes para a consolidação da escola em tempo integral em nosso país. “É preciso lembrar que apenas a ampliação do tempo na escola não é garantia para que a educação integral aconteça. É necessário proporcionar oportunidades de aprendizagem que colabore no desenvolvimento dos estudantes em sua completude (cognitiva, emocional, física, social)”, disse a educadora.

Portanto, não perca esse momento, venha prestigiar mais um grande talento de nossa cidade!

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo