CPMI do INSS aponta penas que podem superar 30 anos para fraudes em aposentadorias

As fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS podem render penas superiores a 30 anos de prisão aos envolvidos. A avaliação é do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o esquema, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Segundo ele, a gravidade das condutas permite enquadramentos em crimes como organização criminosa, corrupção, fraudes previdenciárias, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

“São crimes que podem levar a mais de 30 anos de prisão, mas eu espero que sejam muitos mais anos para colocar na cadeia esses criminosos que tiveram essa ousadia”, afirmou o parlamentar, que já chefiou o Ministério Público de Alagoas.

Gaspar destacou que a definição exata das punições dependerá da dosimetria aplicada pelo Judiciário, mas reforçou que “os fatos já tornados públicos têm tipicidades penais muito graves”. Ele também ressaltou que o esquema não se restringe a gestões recentes. De acordo com o deputado, as irregularidades remontam à década de 1990, quando foram firmados acordos de cooperação técnica sem mecanismos de controle.

Mesmo assim, a CPMI decidiu delimitar o recorte da investigação a partir de 2015, durante o governo Dilma Rousseff. “Não faz sentido investigar crimes já prescritos nem retroceder a um volume de dados que inviabilizaria os trabalhos. Por isso, estabeleci no plano de trabalho que a apuração começará em 2015”, explicou o relator. 

 

Por: Vida Diária/Bahia.ba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo