Os criminosos conseguiram fugir mas durante a varredura da área os policiais encontraram Smith caído ao solo segurando uma pistola calibre .380. A polícia ainda aprendeu uma sacola contendo 22 porções pequenas de cocaína e 20 porções pequenas de maconha.
O coronel Paraíso, comandante do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES), enalteceu o empenho do comandante do 8° BPM, tenente-coronel Alexandre, no combate ao crime na região de Porto Seguro e destacou o empenho e a dedicação de todos os policiais militares na manutenção da ordem e no combate à criminalidade.
O coronel Paraíso ainda ressaltou a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias, as quais têm contribuído significativamente para o enfrentamento e prevenção de crimes. Ele reafirmou o compromisso da polícia em garantir a segurança da população do extremo sul da Bahia.
“É importante que a comunidade continue a desempenhar seu papel como parceira das forças de segurança, fornecendo informações que possam auxiliar na identificação e prisão de criminosos, fortalecendo assim a luta contra o crime em toda a região”, disse o coronel.
Smith foi socorrido pelas guarnições para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães onde o médico de plantão atesou o óbito. Todo o material encontrado, inclusive a pistola que teria sido roubada durante um assalto a fazenda de um coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, em Santa Cruz de Cabrália, foi encaminhado e apresentado na delegacia de Porto Seguro para adoção das medidas legais.