Teixeira de Freitas – O delegado Ricardo Amaral Magalhães foi oficialmente nomeado nesta quarta-feira, 9 de abril, para assumir a coordenação da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Teixeira de Freitas. A nomeação foi publicada em ato do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia e representa uma nova fase para a segurança pública no Extremo Sul baiano.
Natural de São Mateus, no Espírito Santo, Ricardo Amaral, de 38 anos, é bacharel em Direito e possui especialização em Ciências Criminais. Antes de ingressar na Polícia Civil da Bahia, atuou por 10 anos na Petrobras, até ser aprovado em concurso público da PC-BA. Desde então, toda sua trajetória na instituição tem sido desenvolvida no município de Teixeira de Freitas.
Amaral iniciou sua carreira como delegado plantonista na Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas. Em 2017, integrou o Núcleo de Combate aos Crimes de Homicídios e Tráfico (NHT), onde se destacou no enfrentamento a crimes violentos e na desarticulação de organizações criminosas que atuavam na região.
Entre 2018 e 2022, esteve à frente da titularidade da DT de Teixeira de Freitas, conduzindo investigações complexas e liderando operações estratégicas que contribuíram significativamente para a redução de índices de criminalidade no município. Nos últimos anos, voltou a exercer a função de delegado plantonista, atuando diretamente ao lado do então coordenador regional, Moisés Damasceno. Neste período, auxiliou na condução de operações especiais e chegou a substituir Damasceno na chefia da regional em momentos estratégicos.
A nomeação de Ricardo Amaral para o comando da 8ª Coorpin ocorre após a transferência de Moisés Damasceno para Salvador, onde passa a integrar a diretoria do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da Polícia Civil da Bahia. A indicação de Amaral para a função partiu do próprio Damasceno, reforçando a confiança e continuidade no trabalho desenvolvido na região.
Com jurisdição sobre 13 municípios da Costa das Baleias, a 8ª Coorpin tem papel essencial na segurança pública do Extremo Sul da Bahia. A chegada de Ricardo Amaral à coordenação promete a intensificação de ações integradas, o fortalecimento do combate à criminalidade e a ampliação do diálogo com a comunidade.
Após a sua nomeação o novo coordenador da 8ª Coorpin emitiu uma carta agradecendo os aprceiros. veja;
Aos Parceiros Institucionais
Por: Vida Diária/BES
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.