No dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Suzano celebra os resultados do Projeto Nascentes do Mucuri, iniciativa da Companhia em parceria com multilideranças do setor privado, ONGs, órgãos de governo e pessoas físicas. Ao todo, mais de 400 nascentes já foram protegidas e o projeto segue adiante com foco na recuperação e preservação da Bacia do Rio Mucuri, com o intuito de recuperar e estimular a preservação de 2.500 nascentes.

O projeto atende um total de 49 comunidades rurais e já diagnosticou cerca de 1.500 propriedades nas regiões de Malacacheta, Poté, Ladainha e Teófilo Otoni (MG). Mais de 340 famílias são parceiras do programa, que visa não só auxiliar na regularização da vazão dos cursos d’água, mas também melhorar a qualidade e disponibilidade hídrica para as mais de 400 mil pessoas que residem ao longo do rio. O Mucuri nasce no nordeste de Minas Gerais e deságua no sul da Bahia, sendo responsável pelo abastecimento de municípios da Bahia e Minas Gerais.

Desde sua criação, o Projeto Nascentes do Mucuri já incentivou o plantio de mais de 30 mil mudas, contando com a participação de mais de 10 instituições de ensino e milhares de jovens estudantes de Mucuri (BA) e região. Também ofereceu mais de 340 assistências técnicas às famílias parceiras e realizou quase 80 capacitações rurais, tanto em coletivos quanto em grupos de afinidade. Juntas, essas ações alcançaram mais de 1000 pessoas, que foram capacitadas nos mais diversos temas relacionados à produção rural.

“Essa troca de saberes e vivências entre a equipe e as famílias rurais participantes do projeto empodera os agricultores, conserva não só o rio Mucuri, mas também as propriedades, além de melhorar a segurança alimentar e gerar renda para os produtores”, afirma Meire Mateus de Lima, coordenadora de projetos da Casa da Floresta, empresa parceira da Suzano na iniciativa.

A proteção não é apenas das nascentes do rio, mas das várias histórias que se desenvolvem ao longo do seu curso, como a de Wilson Teixeira Moreira, produtor da Comunidade Lagoinha, localizada em Malacacheta (MG). “O projeto realmente resolveu e vai resolver muito mais. Vamos ter água! Só não agradece quem não compreende porque sem água ninguém vive e nós precisamos dessa natureza junto conosco. Foi um belo trabalho feito pelo projeto”, celebra.

Em função da pandemia, a programação foi remodelada, mas o Nascentes do Mucuri segue realizando suas atividades de preservação do rio, seguindo protocolos de segurança e priorizando as ações que demandam menos contato físico com as famílias beneficiadas pelo projeto.

“A Suzano almeja um futuro mais sustentável e o projeto Nascentes do Mucuri está alinhado às metas de longo prazo da companhia, deixando a conscientização de preservação como um legado para a cultura da região. Buscamos incentivar o movimento de regeneração, oxigenação e renovação do planeta para construir um futuro positivo para todos. Acreditamos que cada nascente renova a vida”, ressalta Yugo Matsuda, gerente de Sustentabilidade da Suzano.

A iniciativa de literalmente plantar o futuro também está alinhada ao propósito da Suzano: renovar a vida a partir da árvore. O Gerente executivo da Unidade Mucuri, Heverton Dias, reforça a importância do Nascentes: “Acreditamos na relevância do projeto para a nossa empresa e para a região. Trata-se de mais uma iniciativa da companhia que coloca em prática os nossos direcionadores de que só é bom para nós, se for bom para o mundo e o de atuar de forma sustentável, sempre.” 

Você também pode fazer parte desse movimento! Para saber como, acesse https://www.nascentesdomucuri.com.br/ e siga o projeto nas redes sociais: Nascentes do Mucuri, no Facebook, e @nascentesdomucuri no Instagram.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo