Caros Leitores
É um prazer estar escrevendo para vocês, que veem a Educação com um olhar especial e, como eu já havia informado, na segunda coluna estarei descrevendo sobre um projeto de que defendi chamado “Sala de Recursos na Inclusão de alunos com deficiência intelectual”.
Ao iniciarmos, quero explicar o significado da “Sala de Recursos”, que é um espaço físico, dentro da própria escola, de preferência próximo ao acesso de entrada, facilitando a acessibilidade, espaço este onde se realiza o atendimento Educacional Especializado, com a utilização de materiais didáticos tais como: jogos, quebra-cabeça, leitura e escrita de histórias, entre outros materiais que a própria professora possa construir em conjunto com os alunos, ou através de mobilização da escola e entre comunidade e os pais. São utilizados e disponibilizados materiais pedagógicos adequados às necessidades educacionais.
Para saber quais são as necessidades individuais, se torna indispensável que tenha em seu grupo de apoio um Psicólogo para que este possa realizar a anamnese, a escuta, o acolhimento para diagnóstico, toda essa demanda se torna necessária na adequação dos atendimentos, os quais podem ocorrer de forma individual ou em grupo, dependendo da necessidade da demanda.
Neste mesmo contexto, Oliveira (2009), orienta: “Cabe à escola criar condições necessárias para o desenvolvimento do aluno e para a superação de seu próprio limite".
A educação que busca compreender as relações humanas, não pode se colocar como uma entidade solitária, e sim como uma entidade que pode se unir, para dar importância de ver através de diversos olhares, pensando nesta temática que dissertei sobre “As Estratégias Utilizadas na Sala de Recursos pelos Alunos para lidar com Dificuldades de Aprendizagem”.
Considera-se importante realçar que existe uma inquietação entre os profissionais da área da Educação e Saúde acerca de uma definição exata do que é considerado como distúrbio, transtorno, dificuldade e ou problema de aprendizagem.
Sabe-se, no entanto, que isto requer prevenção, diagnóstico e reestruturação do processo de aprender e ensinar, justamente porque envolve uma gama literária fundamentada em concepções que nem sempre são convergentes.
A literatura à respeito do diagnóstico e tratamento de distúrbios, transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem é vasta e, fundamentada em concepções, muitas vezes, divergentes entre si. Devido ao significativo número de obras relacionadas ao assunto faz-se dificultoso elencar todas as possíveis definições e abordagens sobre esses conceitos. Assim sendo, na pesquisa em questão, apresentei os conceitos mais comumente utilizados na literatura especializada.
Ao conhecer o contexto em que cada aluno está inserido, é possível criar espaços de diálogos, de convivência, de aprendizado que estimulem o seu perfeito crescimento intelectual e social.
Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva.
A utilização da Sala de Recursos, projeto o qual trabalhei, viabiliza a inclusão de alunos com dificuldades na aprendizagem, entende-se que este espaço facilita o processo de aprender e ensinar diante da demanda presente. Tendo em vista seu caráter multifuncional para diferentes tipos de deficiência, a sala de recursos tem uma ampla função, e deve estar preparada para atendê-los dentro do seu contexto social.
Portanto á partir do momento em que se conhece o aluno, participante da sala de recursos, é provável que ocorra mudanças que o abrangem como um todo, ou seja em atitudes, valores, comportamento, até mesmo em suas habilidades.
Dilce Assunção,
Psicóloga Clínica CRP 07/17173
Mestra em Biociências e Reabilitação
Mestra em Educação em Ciências
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