Se o Intermunicipal é a “nossa Copa do Mundo”, a seleção de Itamaraju se iguala à seleção brasileira no número de títulos de campeão. Neste domingo (26), em partida muito turbulenta e marcada por quatro expulsões, o time conquistou a segunda edição do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes, adicionando mais uma estrela à sua camisa.
No jogo de volta da decisão com Porto Seguro, no estádio Juarez Barbosa, a seleção itamarajuense empatou por 1x1, o que foi suficiente para a conquista do pentacampeonato na maior competição de futebol amador do país.
O título foi comemorado por milhares de torcedores dentro e fora do Barbosão, com direito a carreata e apresentação em praça pública.
O jogo
Em desvantagem por ter perdido em casa por 2x1, a seleção de Porto Seguro entrou em campo determinada a vencer a partida e ganhar o campeonato no tempo normal ou nos pênaltis. Mas, foi Itamaraju quem saiu na frente do marcador, numa cobrança de pênalti.
Aos 21 minutos do primeiro tempo, o atacante Di Maria foi deslocado na área por Fábio Camamu, culminando na penalidade, anotada pelo árbitro Emerson Ricardo de Almeida, de Salvador. O próprio Di Maria fez a cobrança e aumentou a vantagem dos itamarajuenes no placar agregado.
Após pressionar a equipe adversária, mesmo com menos dois jogadores em campo, Porto Seguro conseguiu o empate aos 25 minutos do segundo tempo, com Alex, que marcou de cabeça, após a cobrança de um escanteio. O time tentou “virar” a partida, mas a seleção de Itamaraju se defendeu e segurou o resultado.
Ao longo da partida, o árbitro não tolerou as falhas em campo e expulsou quatro atletas – Eid, por Itamaraju, e Kaká, Dadai e Nino, por Porto Seguro. Além disso, o juiz distribuiu vários cartões amarelos.
Comemorando o penta
Encerrada a partida, os torcedores da seleção itamarajuense partiram para a comemoração junto aos jogadores e a comissão técnica. A taça foi erguida pelo capitão Max, que comandou a volta olímpica e exibiu o prêmio ao público.
Já o seu colega de ataque, Di Maria, dedicou o gol e o título à sua família, que reside no município de Juazeiro. Natural de Senhor do Bonfim, o atleta sagra-se pela primeira vez campeão do Intermunicipal.
Com a participação do presidente Ricardo Lima, a diretoria da FBF (Federação Bahiana de Futebol) conduziu a entrega dos troféus e medalhas.
Revanche
Depois de amargar três derrotas em decisões, sendo duas para Beto Oliveira, o treinador Marcos Correia levanta a taça do Intermunicipal, pela seleção de Itamaraju.
Em 2018 e 2019, Correia foi vice-campeão por Itapetinga, em duas decisões com a seleção itamarajuense, dirigida por Beto Oliveira. Antes, em 2016, treinando o time de Itabela, ele perdeu o título para Itaberaba. Já Oliveira soma em sua história seis títulos de campeão e dois de vice-campeão.
Com a decisão regionalizada entre Itamaraju e Porto Seguro, o extremo sul baiano passa a contar com sete títulos de campeão e três de vice-campeão.
Trajetória do penta
Com 13 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, Itamaraju conquista o pentacampeonato no Intermunicipal somando 44 pontos na classificação geral acumulada. Em 18 jogos, a equipe marcou 37 gols e sofreu 14 – saldo positivo de 23 tentos. Eid, com nove gols, e Di Maria, com oito, são os seus principais artilheiros.
Confira a trajetória do time no Intermunicipal 2023:
Primeira fase
30/07 – Teixeira de Freitas 1x3 Itamaraju
06/08 – Itamaraju 2x0 Prado
13/08 – Itamaraju 3x2 Eunápolis
20/08 – Eunápolis 2x0 Itamaraju
27/08 – Prado 0x3 Itamaraju
03/09 – Itamaraju 4x1 Teixeira de Freitas
Segunda fase
10/09 – Belmonte 0x0 Itamaraju
17/09 – Itamaraju 2x1 Belmonte
Terceira fase
24/09 – Santa Inês 0x2 Itamaraju
01/10 – Itamaraju 3x0 Santa Inês
Oitavas de final
08/10 – Santo Amaro 2x3 Itamaraju
15/10 – Itamaraju 1x0 Santo Amaro
Quartas de final
22/10 – Ipiaú 1x1 Itamaraju
29/10 – Itamaraju 1x1 Ipiaú (pênaltis: Itamaraju 4x2)
Semifinais
05/11 – Itamaraju 3x0 Quijingue
12/11 – Quijingue 1x3 Itamaraju
Decisão
19/11 – Porto Seguro 1x2 Itamaraju
26/11 – Itamaraju 1x1 Porto Seguro
Por: Vida Diária/ Domingos Oliveira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.