O presidente da Empresa baiana de Águas e Saneamentos (Embasa), Leonardo Goes, se reuniu com representantes do Banco Mundial, nesta quarta-feira (6) em Brasília (DF), visando a captação de recursos para investimentos estruturais voltados à segurança operacional e hídrica do sistema integrado de abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A empresa vem buscando junto ao mercado financeiro, com agentes nacionais e internacionais, o financiamento de investimentos necessários em água e esgotamento sanitário para garantir o cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços até 2033.

O presidente da Embasa apresentou dados de 3 projetos estruturantes de segurança hídrica para a região metropolitana de salvador, na ordem de R$ 1,4 Bilhão de reais, objetos da captação de recurso e aprofundou o entendimento sobre a proposta indicativa do banco direcionada ao financiamento dessas grandes obras. “Temos um grande desafio pela frente, ampliar o acesso à água tratada para toda a população, garantindo a segurança hídrica na operação do sistema de abastecimento. Para isto, mapeamos os investimentos e estamos buscando recursos para a construção e melhorias da infraestrutura instalada nos próximos anos”.

Além dos projetos estruturantes, a Embasa demonstrou os resultados de 2023 e sua capacidade de pagamento e alavancagem financeira, melhoria na nota do rating da Moody’s elevando a perspectiva de estável para positiva (AA-.br), além da aprovação por parte do órgão regulador – Agersa – da capacidade econômica e financeira da Embasa para universalização dos serviços de saneamento em março/ 2024. “Reforçamos neste encontro a segurança financeira da companhia, que registrou no ano passado, crescimento recorde no seu desempenho econômico. Em maio deste ano, tivemos a classificação de crédito elevada pela Moody´s, ampliando possibilidades de obtenção de crédito com menor custo e maior prazo, afirma a diretora financeira e comercial, Marcela Lima, presente ao encontro.

Pelo Banco Mundial, participaram da reunião o coordenador de operações de água, Luis Andres; a especialista sênior em recursos hídricos, Paula Freitas; e a especialista em abastecimento de água e saneamento, Viviane Virgolim. Pela Embasa, também estavam presentes o diretor de Gestão Corporativa, Jazon Júnior, e o gerente da Unidade de Administração Financeira, Márcio Gide.

 

Por: Vida Diária/ ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo