Na última segunda-feira (15), ocorreu o Encontro Macrorregional do Extremo Sul do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Criança e Adolescente Trabalhador (FETIPA) na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O evento contou com representantes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Saúde; Conselhos Tutelares 1 e 2, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dentre outras instituições públicas. Para simbolizar demais representantes da Macrorregião Extremo Sul, estiveram na ocasião as equipes de Porto Seguro, Guaratinga, Mucuri e Nova Viçosa
Pela manhã, foi realizada a abertura do evento pela secretária de Assistência Social, Penélope Belitardo; e a apresentação das instituições. Além das já citadas, compareceram representantes da Promotoria de Justiça de Teixeira de Freitas, Tribunal de Justiça da Bahia e Defensoria Pública. Nailton Anjos dos Santos, referência técnica estadual em Saúde do Trabalhador, Antônio Ferreira, Auditor Fiscal do Trabalho, Maria José, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde de Teixeira de Freitas (NRS 09); e Gildete Sodré, da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, foram alguns dos facilitadores do fórum.
O FETIPA é voltado para promover as articulações necessárias para a erradicação do trabalho infantil e para a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, em sinergia com organismos estatais e não-estatais, públicos e privados. A temática foi discutida através da apresentação de dados sobre o trabalho infantil no território, propostas de fluxos de atendimento para os grupos sociais envolvidos, além do aprimoramento de propostas de fluxo de atendimento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.