Entre os dias 3 e 5 de março, três servidoras públicas do Centro Especializado Em Reabilitação (CER IV) participaram do curso de Orientação e Mobilidade, ministrado na cidade mineira de Janaúba. A equipe – composta pela pedagoga Edileuza, fisioterapeuta Ana e pela assistente social Maria – busca, a partir da capacitação, implementar o serviço de Reabilitação Visual no CER IV para atender pacientes tanto de Teixeira de Freitas como de mais 23 municípios do Extremo Sul baiano.
Orientação e Mobilidade é um curso técnico que abrange um conjunto de estratégias que permite a autonomia da pessoa com deficiência visual na sua locomoção. A metodologia é executada através de treinos dos sentidos remanescentes e do uso de bengala longa, com o ensino de meios de se locomover na rua, desviar de obstáculos, subir e descer escadas, dentre outros.
Portanto, esse é um trabalho indispensável para usuários com cegueira e de baixa visão da região, por possibilitar um ganho de qualidade de vida e de independência dentro das capacidades de cada um. Com a implementação da Reabilitação Visual, a capacitação das profissionais marca avanço no serviço.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.