Nesta terça-feira (07) inicia o Ciclo de Seminários Regionais de Intersetorialidade com a educação para a região Nordeste. O encontro acontece na terça e quarta-feira (08), em Fortaleza/Ceará e conta com representantes municipais de vários estados além da Bahia, como por exemplo, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, entre tantas autoridades na área da Educação.
O Seminário é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI), da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), com o intuito de contribuir com o debate previsto para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE 2024), em seu Eixo I – O PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração Inter federativa.
Após as apresentações culturais, haverá neste primeiro dia, a apresentação das experiências com Arranjos de desenvolvimento da Educação do Extremo Sul da Bahia – ADE Abrolhos. O mediador será o Secretário de Educação do município de Mucuri, professor Dalmo Costa de Souza, que expõe os resultados obtidos através do projeto de Educação intersetorial com as escolas do campo em parceria com o Programa Suzano de Educação – CEDAC.
O objetivo alcançado com a experiência do projeto foi de fortalecimento da educação pública do território do Extremo Sul da Bahia por meio de um trabalho intersetorial, garantindo o direito de todos e de cada um dos estudantes dos municípios que compõem o ADE (Arranjos de Desenvolvimento da Educação) Abr’olhos Bahia.
Além disso, o Projeto aumentou a taxa de matrícula e frequência escolar, envolvendo os pais e responsáveis no processo educacional e integrando práticas de saúde física e mental no ambiente escolar.
No segundo dia de Seminário, há uma programação para Roda de conversa com participação Secretários de Educação sobre o tema Intersetorialidade com a educação, hoje: governança e sustentação da intersetorialidade como estratégias de gestão.
As vivências exitosas no município de Mucuri serão apresentadas a outros municípios do Nordeste, bem como outras experiências positivas como por exemplo, com o Projeto “Nó só aperta, laços nos unem e nos fortalecem”, buscando estabelecer conexões saudáveis e valiosas entre a comunidade escolar e familiar de crianças e jovens mucurienses.
Por: Vida Diária/ ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.