O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), lança, nesta segunda-feira (10), às 8h, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor), localizado no Cabula, a Campanha de Valorização das Escolas. A iniciativa, que coloca o foco no ambiente escolar como um espaço de acolhimento e bem-estar, faz parte do plano de atuação do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (Cise), presidido pela secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.
Durante toda a semana, estudantes vão apresentar projetos de arte e ciências e participarão de atividades ligadas à leitura e ao esporte. Outras atividades vão acontecer até sexta-feira (14), envolvendo diferentes unidades da rede de ensino do Estado e instituições que integram o Cise.
Além das ações promovidas nas escolas, a campanha contará com o reforço de peças publicitárias. O objetivo é mobilizar toda a sociedade e, em especial, a comunidade escolar pública e privada, para a importância de temas como o combate ao bullying; o respeito à diversidade; o acolhimento; e a empatia nas interações, dentro e fora da sala de aula, visando o bem comum. São temas tratados nas reuniões periódicas do comitê, formado por órgãos e entidades de diferentes representações.
Fazem parte do CISE, além da SEC, as seguintes instituições: Casa Civil do Estado, secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Comunicação Social (Secom) e de Segurança Pública (SSP); Coordenação Geral de Políticas para a Juventude do Estado; Conselho Estadual de Educação; Procuradoria Geral do Estado; Ministério Público da Bahia; Defensoria Pública do Estado; União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB – Seção Bahia); Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe); Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro); Fórum das Universidades Estaduais e Institutos Federais; União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes); União Nacional do Estudantes (UNE); União dos Prefeitos da Bahia (UPB); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Bahia); Fórum das Nações Unidas para a Infância (Unicef); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); e, ainda, as Polícias Federal, Civil e Militar da Bahia, o Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros Militar.
Por: Vida Diária/ ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.