O endividamento é um dos caminhos que podem desenvolver o chamado burnout financeiro, isto é, doença ligada à saúde mental que gera esgotamento ou estresse por causa das finanças. De acordo com a Revista Forbes, o termo se tornou popular após a pandemia da Covid-19 devido ao aumento da inflação, que causou aumento da insegurança nas pessoas relacionadas ao futuro.  

Um estudo recente, segundo o periódico, apontou que 2 em cada 3 indivíduos dos Estados Unidos dizem que as suas finanças são a sua maior fonte de estresse e 4 em cada 10 relatam que sequer conseguem olhar o saldo de suas contas por medo. O nome do instituto que fez o levantamento não foi citado. 

O chamado burnout financeiro impacta, em sua maioria, os jovens, em razão dos salários que costumam ser mais baixos que os dos profissionais mais velhos. Com isso, eles enfrentam altos custos com moradia e têm menos ativos para recorrer.

Entre os problemas causados pelo estresse permanente estão: dificuldades com o sono, ansiedade, dores de cabeça, alterações do peso, irritabilidade, aumento do consumo de álcool e sentimento de fracasso. 

Saiba o que fazer para não acumular dívidas 

  1. Faça um orçamento realista, que reflita o que você ganha, as suas despesas fixas e eventuais e que contemple os seus hábitos. Se for possível, procure guardar algo, nem que seja um pouquinho mensalmente.
  2. Invista na educação financeira. A maioria de nós lida com as finanças na base da intuição e do erro e do acerto. A questão é que nem sempre isso dá certo. É preciso nos educarmos a administrar o nosso dinheiro. Hoje, muitos profissionais oferecem serviços de planejamento e educação financeira. Também é possível se informar na própria internet e aprender os fundamentos básicos da educação financeira, como manejar o nosso orçamento. Muita gente não sabe gastar de acordo com aquilo o que ganha.
  3. Se você está imerso em dívidas, comece por aquelas que pesam mais, como as do cartão de crédito.
  4. Por fim, invista no autocuidado. Reserve um tempo para fazer algo por você, algo que traga a você alegria e o deixe relaxado.

 

Por: vida Diária/ Bahia.ba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo