Uma história de superação, dedicação e muito orgulho para Teixeira de Freitas. O jovem Heitor Haidan Soares de Araújo, aluno do 8º ano do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, foi homenageado nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro, com a medalha de ouro na 19ª edição da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Entre mais de 18,5 milhões de participantes em todo o país, apenas 683 estudantes receberam medalha de ouro – e Heitor foi um deles. Ele é o único de Teixeira de Freitas a conquistar o feito e um dos apenas 21 estudantes da Bahia a alcançar essa premiação. Um verdadeiro orgulho para os pais, professores e toda a comunidade escolar.
Filho do SD BM Judson, Heitor tem se destacado por seu empenho nos estudos e sua paixão pela matemática. A cerimônia nacional de premiação, realizada no prestigiado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), contou com a presença de autoridades como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Além da medalha, Heitor agora passa a ter acesso ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), com aulas avançadas de matemática e uma bolsa de R$ 300 mensais concedida pelo CNPq – um incentivo ao aprofundamento acadêmico e à descoberta de novos talentos científicos.
“Há 20 anos a OBMEP vem revelando talentos como Heitor, que são exemplo para todo o país. É emocionante ver o impacto da educação pública na vida de estudantes brilhantes como ele”, destacou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
Durante a cerimônia, os medalhistas participaram de uma programação especial com jantar de boas-vindas, atividades interativas e uma palestra com o cientista do IMPA, Lucas Nissenbaum.
O Vida Diária parabeniza Heitor pela conquista e deseja que esse seja apenas o começo de uma trajetória brilhante. Que sua história continue inspirando outros jovens a acreditarem no poder transformador do conhecimento.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.