Itamaraju: Assim como Lulu Santos, Renato Russo e Caetano Veloso, Roberto Carlos, Bruno Caliman está entre os maiores compositores nos rankings nacionais. Filho de pai capixaba e mãe baiana, Bruno nasceu em Itamaraju, cidade que, tanto comemora como prestigia e homenageia o talento e sucesso de suas composições, na festa de São João deste ano.
Autor de grandes sucessos da música brasileira, como Locutor, Seu polícia, 24 Horas, Já não sei mais nada, Fiorino, Te Esperando, Escreve aí, Gaveta, Sogrão Caprichou, Poeira da Lua, Camaro Amarelo, Domingo de manhã, entre outras, interpretadas por artistas conhecidos mundialmente: Bruno e Marrone, Luan Santana, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba , Lucas Lucco, Munhoz e Mariano, Jorge e Mateus, entre outros.
Bruno Caliman nasceu em Itamaraju no dia 15 de outubro de 1976. Morou em Teixeira de Freitas, atualmente em Vila Velha e com muito trabalho em São Paulo. Começou a sua carreira musical bem jovem, aos 16 anos, quando, de forma descontraída, entrou para uma banda formada por amigos de escola, a Panela Puc em Itamaraju, estilo Mamonas Assassinas. Anos depois, Bruno passou a criar jingles publicitários, e também tocava em barzinhos. Passou por muitas dificuldades, mas seu talento e composições que ficam na mente, marcaram seu nome em 09 de dez hits sertanejos mais tocados em 2013, além de músicas mais tocadas anualmente na história do sertanejo, gênero musical escolhido pelo artista.
Entre os ídolos que inspiram o artista, Raul Seixas, Bob Dylan, Milton Nascimento e Renato Teixeira, suas composições expressam o cotidiano em letras românticas. Essa mistura até criou um termo no meio sertanejo, o "Calimanismo" que, segundo o próprio Caliman, é "falar de amor sem usar o verbo amar". Como exemplo, a canção "Domingo de Manhã", quando Marcos e Belutti cantam que eles poderiam estar "no espaço em um módulo lunar", mas preferem ouvir a voz de sono da amada no domingo de manhã.
Bruno Caliman é um artista completo. Lançou seu primeiro livro no início de 2016, “Me fala isso por favor. A poesia de Bruno Caliman”, onde reúne frases e textos de sua autoria postados no instagram, na forma rotineira de escrever com caneta e papel, e que teve em seu prefácio, a participação de seu amigo Luan Santana. Recentemente lançou seu primeiro clipe, “40 linhas”, seguindo um de seus sonhos, interpretar suas canções.
O São João de Itamaraju homenageou este artista, fruto da terra e que também participou da festa, reencontrando grandes amigos, como Michel teló, Tato e toda a turma da banda Falamansa, que foi lembrada em um de seus posts no instagram (@calimanbruno): “Quando herdamos coisas; um anel, uma casa, um carro... é simples: usamos o anel, moramos na casa e dirigimos o carro. Mas o que é herdar uma história? O que é herdar a história de um gênero musical, de uma cultura, de uma arte esculpida por lendas? Como... como o forró, por exemplo. Tremeu? Eu tremi, aqui, só de pensar. Como receber um passe de Pelé, de Garrincha, de Milton Santos e não sentir as pernas bambas? O Falamansa recebeu os passes de Gonzaga e Dominguinhos e não tremeu, digo até que matou no peito e seguiu o jogo na maior e absoluta naturalidade. E eu, vendo da arquibancada, como torcedor nostálgico, diria: tá vendo esse quarteto aí, joga lembrando os craques do passado: zabumba, sanfona e triângulo encarando de frente os plugados, comprimidos e plastificados. Sabe o que é agradar um velho nostálgico ao mesmo tempo agradar o amante do forró que arrasta o velho chinelo no salão de terra batida e o garoto que arrasta o dedo no iPad? É coisa pra gênio! É coisa pra quem tem sensibilidade e poesia. Herdar o forró com o mesmo nível de poesia e talento dos grandes é coisa pra quem tem o dom é coisa pra quem tem Tato. #VivaFalamansa”.
Em entrevista exclusiva para o Vida Diária, Caliman expressa a sua felicidade em representar Itamaraju, ser homenageado e relembrar momentos vividos na cidade: “É um marco em minha vida. Queremos sempre fazer bonito para a cidade da gente, ser bem recebido e valorizar. Eu defendo essa terra com unhas e dentes, falo do significado do nome, do que representa para mim. Teixeira de Freitas também, onde tive meus filhos”.
Ao falar dos trabalhos em andamento, destaca 03 músicas no novo DVD de Zezé di Camargo e Luciano, nova música do Luan Santana, nova música do Lucas Lucco, música interpretada por Lucy Alves que estará na trilha sonora da novela Força do querer, e “mais um monte de coisas legais”, finaliza Bruno.
Por Vida Diária: Andressa Lima e Mírian Ferreira.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.