Teixeira de Freitas: Foi realizada na sexta-feira, dia 19 de maio, às 16h30, na área Cívica do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), a solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados PM 2016.4. O Tenente Coronel PM Valter Serpa de Oliveira Filho, Comandante da unidade, presidiu o evento que formou 44 novos soldados, dentre os quais, 05 mulheres. A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, inclusive O coronel Silvino Berlink, diretor de ensino do CFAP, familiares dos formandos e comunidade em geral que prestigiaram a apresentação dos novos soldados à sociedade baiana.
Comandante Valter Serpa descreve a missão do soldado. “Dentre as suas atribuições, aquela que merece ser realçada, certamente, é a formação que, seguindo as diretrizes emanadas do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), recepciona alunos e forma Soldados que atuarão na promoção da Segurança Pública, através de ações e operações policiais militares, com competência para executar atividades de Polícia Ostensiva e preventiva, atendendo os princípios dos Direitos Humanos e a filosofia da Polícia Comunitária", completa.
"Respeito à pessoa humana, conduta ética e disciplina, são as três primeiras e mais importantes lições que um soldado PM aprende ao ingressar nas fileiras da corporação, sendo estas o alicerce da Instituição Polícia Militar, órgão imprescindível no sistema social. Tal fato inicia-se, com a apresentação em uma Unidade de Ensino do cidadão aprovado no concurso, para prepará-lo para atividade policial militar, onde por quase um ano aprenderam aspectos essenciais que os guiarão por toda a carreira", completa o comandante.
Com lagrimas nos olhos, a família ao lado apoiando, o formando soldado Daniel Medeiros, disse não acreditar que alcançou esse momento. “Durante o período que passamos estudando no 13º BEIC, recebemos instruções lastreadas em uma matriz curricular com disciplinas no campo policial, jurídico e social, como por exemplo, Policiamento Ostensivo Geral, de Trânsito, Tiro Policial, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e Adolescente, bem como Educação p/ Relações Étnico Raciais e de Gênero, Relações Interpessoais, Introdução à Sociologia e Policiamento Comunitário, dentre outras. Agradeço a minha família por me apoiar, e a Deus por me dar força e determinação”. Contou-nos emocionado.
Por: Vida Diária/Mirian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.