Teixeira de Freitas: Nesta semana, o Vida Diária traz uma história de muita superação e de conquistas. Conheça um pouco sobre a vida diária de Ailton Carvalho, popularmente conhecido como “Negão fotógrafo”, de 41 anos de idade, pai de Miguel Sávio e Maria Eliza, casado com Adriana Alves Carvalho. Trata-se de uma pessoa sempre motivada e que ama a profissão a qual exerce, a fotografia. A experiência adquirida dentro da cidade, o torna como um dos profissionais mais qualificados do ramo na região.
Ailton exerce a profissão de fotógrafo há um bom tempo. “Já são mais de 12 anos no ramo, iniciei na empresa Foto Arte e, após 2 anos, segui carreira solo, sempre contando com parceiros que me auxiliam em minha árdua jornada, a exemplo de Nadson Camargo, amigo e parceiro, que trabalha comigo”. Negão conta que sempre está cobrindo casamentos, aniversários, formaturas e eventos religiosos, enfim, é um fotógrafo com uma versatilidade que impressiona.
Ele diz que cobre tudo dentro dos eventos, por exemplo, nos casamentos além de tirar fotos internas e externas antes, durante e após o casamento, também produz banners, camisas, canecas, brindes em geral e, claro, o álbum. Em festas de aniversário trabalha mais com de crianças de 1 ano e adolescentes de 15 anos de idade, pois são os aniversários mais marcantes, e que têm toda uma forma para realizar a foto. “Não são todos os fotógrafos que têm paciência, é preciso criar, saber o momento da foto e, garanto, é muito difícil tirar foto de crianças pequenas, pois é necessário deixá-las no ponto certo da imagem e sem estressá-las”.
Já a formatura é o evento que Negão mais gosta de fazer, pois saem diversos álbuns de um evento só, no caso, são vários “casamentos”, disse ele de forma bem humorada. Além desses eventos, cobre festas de igrejas e celebrações, como: ordenação, batizado, primeira eucaristia, crisma e renovação dos votos de casamento, por exemplo, mas se restringe a cobrir shows públicos porque é bem complicada a questão da negociação das fotos.
Negão vive com a profissão de fotografia, “mas não é fácil, é uma luta diária e com as novas tecnologias, tudo fica mais árduo ainda. As pessoas, sem qualificação profissional na área, com uma máquina fotográfica de última geração e resoluções de alta definição, ou mesmo com um celular, já se dizem fotógrafos profissional. Essas são algumas das dificuldades que minha profissão enfrenta na contemporaneidade”, explica.
O fotógrafo geralmente trabalha com eventos de todo tipo de classe social, vai do mais simples ao mais glamoroso. Para ele não tem essa questão de divisão, tudo é trabalho e deve ser tratado com muita seriedade, é o que mais importa. Negão se emociona ao revelar que teve diversos eventos que cobriu e que marcaram a sua vida, pois são ocasiões que mexeram com a sua emoção. “Dou catequese na igreja católica e acabo acompanhando a vida desses jovens, e fotografar um momento de vitória na história deles, realmente me emociona muito”, conta-nos com suspiro de realização.
Por conhecer muitas pessoas e por ter um nome respeitável no mercado, Ailton sempre conta com uma agenda cheia, chegando a ser criticado por trabalhar muito. Pelo amor que tem à profissão, Negão busca frequentemente se profissionalizar na área e está sempre participando de cursos. No geral, ele se diz realizado pelas conquistas em sua carreira: uma pessoa que veio de família simples, sem muito estudo e sustenta a família com a profissão que ama em exercer.
Negão é uma pessoa que faz um bonito trabalho e contribui para o desenvolvimento da cidade, além de conquistar a todos pela sua simpatia e o jeito brincalhão de levar a vida, sempre com o sorriso no rosto. É um exemplo de superação e persistência, sempre acreditando em seus valores familiares e na igreja. Para entrar em contato e contratar seus serviços é através dos números: (73) 99994-5142 ou (73) 99987-8282.
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.