tag  

A região do Extremo Sul da Bahia recebe o inédito Simpósio da Mandiocultura nesta terça-feira, 8 de novembro, com palestras, capacitações, exposição de produtos da agricultura familiar local e muito mais. O evento é patrocinado pela Suzano – referência global em bioprodutos cultivados a partir do eucalipto – e pelo Banco do Nordeste, e acontece na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), em Itamaraju. A realização é da Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O Simpósio valoriza e apresenta as iniciativas do Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura, que conta com o apoio da Suzano, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste e das prefeituras municipais do extremo sul do estado. Das 8h às 18h, a programação inclui palestras e painéis de discussões com pesquisadores e outros especialistas ligados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e à Universidade Federal do Recôncavo Baiano, entre outros.

A engenheira agrônoma e coordenadora regional do Escritório de Projetos da Suzano, Jeilly Vivianne Ribeiro, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, estará presente mediando o painel de discussão sobre material de plantio, às 11h50. Às 16h, ela também ministra a palestra “Múltiplos usos da Mandioca – da Farinha à cerveja”.  “O Simpósio traz a importância do trabalho desenvolvido a muitas mãos na região do Extremo Sul por meio do PAT da Mandiocultura. É uma iniciativa que veio para ficar e agregar formas de produção sustentável e rentável para a agricultura familiar local e para o turismo”, explicou Jeilly.

Outros temas importantes que serão discutidos são “Financiamento e mercado”, “Desenvolvimento e negócios” e “Tecnologias para o sistema de produção mecanizada da mandioca”.

Processo produtivo

Durante todo o evento, a Suzano estará com um estande sobre o processo produtivo demonstrando a atuação ambiental, social e institucional da empresa, desde a formação da matéria-prima até o produto final. Haverá ainda uma feira de exposição de subprodutos da mandioca. A partir das 18h, a programação inclui uma noite cultural, com apresentação de voz e violão.

“A Suzano acredita que o PAT da Mandiocultura potencializa a atuação das comunidades locais por meio da agricultura familiar e do turismo, incentivando a autonomia e a geração de renda. Nós nos juntamos a essa iniciativa, tão alinhada aos valores da empresa, junto com mais de 40 parceiros como o Governo do Estado da Bahia, o Banco do Nordeste e as Prefeituras municipais. Nosso estande demonstra ao público durante o I Simpósio o quão significativo é esse projeto”, destacou Andreone dos Santos Souza, do Time de Desenvolvimento Social da Suzano.

 

I SIMPÓSIO DA MANDIOCULTURA

8 DE NOVEMBRO

Local: BR 101, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa)

 

Programação

8h – Café da manhã

9h – Abertura

9h20 – Palestra 1 – Variedades, mudas e manivas de mandioca – A importância da qualidade | Palestrante: Helton Fleck da Silveira – Analista de transferência de tecnologias, mestre em ciência e tecnologia das sementes na Embrapa

10h10 – Tecnologias para o sistema de produção mecanizada da mandioca –

Palestrante: Marcos Roberto da Silva – Engenheiro agrônomo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

11h50 – Painel de discussão – Material de Plantio | Mediadora: Jeilly Vivianne Ribeiro

12h30 – Fim do primeiro bloco, com retorno às 13h50

14h – Palestra 3 – Cadeia produtiva da mandioca: Situação atual, perspectiva de mercado e desafios | Palestrante: Carlos Estevão L Cardoso – Engenheiro agrônomo, doutor em Economia Aplicada e Pesquisador na Embrapa

15h – Palestra 4 – Desenvolvimento e negócios: atuação e produtos de crédito do BNB para a Mandiocultura | Palestrante: Araildes Martins Ribeiro – Agente de desenvolvimento da superintendência estadual da Bahia, e Isnaldo Chaves M Filho – Gerente de Ag. Banco do Nordeste, em Itamaraju

16h – Palestra 5 – Múltiplos usos da Mandioca – da Farinha à cerveja - Jeilly Vivianne Ribeiro – Coordenadora de projetos e articulação de parcerias do escritório de projetos Suzano Bahia e engenheira agrônoma

17h – Painel de discussão – Financiamento e mercado | Mediador: Araildes Martins Ribeiro – mediador

14h às 16h – Cozinha show

17h às 19h – Feira de exposição de subprodutos da mandioca

18h – Noite cultural (voz e violão)

 

 

Por: Vida Diária / ASCOM

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo