O município de Itamaraju caiu na malha fina do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) figurando entre os municípios “bloqueados” pelo órgão que centraliza todas as informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da união.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira 19, após busca no sistema do governo federal.
Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer ajuda financeira, inclusive não pode acessar o dinheiro repassado, de dez em dez dias, através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 60% das prefeituras do Brasil dependem do FPM para sobreviver e vários podem ser os motivos de bloqueios dos municípios. Entre eles:
Por: Vida Diária/SN
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.