- Detalhes
- Publicado: 23 Agosto 2023
O município de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, preenche os requisitos do Governo Federal para receber um campus do IFBA, informou ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA) o secretário de Educação Profissional Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira.
O deputado Joseildo Ramos solicitou a audiência na SETEC/MEC e convidou Solla e Valmir para unir forças na retomada projeto IFBA. Eles estiveram em agenda conjunta com Ferreira na tarde desta terça-feira 22, quando o ex-vereador por Itamaraju Antônio Portugal apresentou o projeto elaborado em 2014, cujo trâmite foi interrompido após o governo da ex-presidente Dilma Rousself.
“O projeto já estava encaminhado, mas por causa do golpe na presidenta, acabou engavetado pelas gestões seguintes. Mas agora, com o presidente Lula, conseguimos virar a chave e este é o momento de retomarmos projetos importantes para o país em todas as áreas”, diz Solla.
Na reunião, o secretário informou que o plano do Governo Federal é implantar mais 320 unidades de ensino para chegar a mil escolas técnicas no país. Segundo Ferreira, a prioridade é atender microrregiões onde não haja nenhuma escola instalada, caso de Itamaraju.
Com cerca de 60 mil habitantes, Itamaraju está entre os municípios de Eunápolis e Teixeira de Freitas, que já contam com escolas técnicas. “Mas a distância para qualquer dessas unidades supera os 80km, acima do deslocamento que o MEC estipula”, observou Ferreira.
Dirigente municipal do PT, o ex-vereador frisou ao secretário a urgência do campus, devido à carência de mão-de-obra no município e região. “Além de faltar gente qualificada para postos de trabalho, nossos filhos têm deixado a cidade para estudar em outros locais,” lamenta.
Por: Vida Diária/SN
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.