Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

O município de Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, tem uma das histórias mais ricas da região, tanto antes quanto depois de sua emancipação. Durante anos, o isolamento geográfico e a falta de uma rodovia asfaltada dificultaram seu acesso, levando à ideia equivocada de que se tratava de um distrito e não de uma cidade independente. A conclusão do asfalto ligando o município à BR-101, há cerca de um ano, marcou um novo capítulo em sua trajetória, facilitando o acesso e reforçando sua identidade, 35 anos após a emancipação.

Raízes históricas: das famílias fundadoras à cidade de hoje

A história de Jucuruçu remonta a 1912, quando Ramiro Rocha e Zé de Du chegaram à região, então um caminho indígena que conectava tribos do norte de Minas Gerais às de Porto Seguro e Prado. Com o tempo, suas famílias se entrelaçaram por meio de casamentos estratégicos, sendo o mais emblemático entre Manoel de Du, primogênito de Zé de Du, e Júlia Rocha, neta de Ramiro. Foi Manoel quem, junto ao avô de sua esposa, doou as terras que hoje formam o centro da cidade.

Mais de um século depois, Jucuruçu cresceu e se dividiu em dois distritos de população similar à da sede, além de outros três menores e diversas comunidades rurais.

Cenário político: reeleição e mudanças na Câmara

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Em 2025, Arivaldo de Almeida Costa, o “Lili”, tomou posse para mais um mandato como prefeito, consolidando sua liderança política ao vencer sua ex-esposa, Uberlândia Pereira, nas urnas. Curiosamente, quatro anos antes, ele havia derrotado o então namorado dela, Edemark Pinheiro Ruas, o “Marquinhos de Jota”. Desta vez, além de Uberlândia, ele também superou Ernandes Jardim, o “Nande”, marido de sua ex-vice-prefeita e antigo aliado político.

A vice-prefeitura passou por mudanças: Leidian Jardim saiu de cena, dando lugar a Misael Bartolomeu, conhecido como “Tremedeira”. Já a Câmara de Vereadores manteve boa parte de seus integrantes, com a reeleição de Gilcássio Pereira e Maria Nilza Loyola (agora em seu terceiro mandato), Fredson Gonçalves, Maria Aparecida Vieira e Girlande Cruz (reeleitos para um segundo mandato). Entre os novos nomes estão Ailton Dias, o “Tim do Hospital” – vereador mais votado –, além de Cléia Sena, Wilza Ferraz e Unilton Gomes.

Tradição política e alianças

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Maria Nilza Loyola reforçou sua presença no cenário político. Seu marido, Manoel Loyola, foi vereador por quatro mandatos consecutivos e prefeito por um período, até sofrer impeachment, sendo substituído por seu vice, Gilberto Nogueira, o “Gélo”. Agora, Maria Nilza assume a presidência da Câmara para o biênio 2025-2026.

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Outra liderança tradicional é Maria Aparecida Vieira, sobrinha de Armindo Vieira de Araújo, que foi vereador por Itamaraju quando Jucuruçu ainda era um distrito.

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Cléia Sena também segue uma linhagem política: seus tios Itamar Batista e Hélio Batista foram vereadores por Itamaraju e Jucuruçu, respectivamente. Além disso, sua experiência como secretária de três ex-prefeitos e chefe de gabinete do atual gestor fortaleceu sua candidatura.

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Ailton Dias, bisneto de Zé de Du e figura ativa na emancipação do município, se destacou na área da saúde e conquistou o reconhecimento da população, tornando-se o vereador mais votado. Ailton, conhecido como "Tim do Hospital" foi o secretario de saúde que atuou por mais tempo na cidade, passando pelos governos de Eliana Curvelo, Teodolino Pereira e Manoel Loyola. Após forte oposição à gestão de Uberlândia Pereira, Ailton assumiu a direção do hospital municipal, consolidando seu manejo como gestor em saúde. Gilcássio Pereira demonstrou força política ao ser eleito duas vezes como o mais votado e, desta vez, garantindo o segundo lugar.

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Wilza Ferraz teve sua atuação social reconhecida, com forte apoio da comunidade “os Caboclos”. Fredson Gonçalves, por sua vez, aumentou expressivamente sua votação ao romper com o grupo da ex-prefeita Uberlândia Pereira, destacando-se pela diplomacia e simpatia.

Jucuruçu pós-asfalto: nova configuração política e desafios para os próximos quatro anos

Girlande Cruz manteve sua postura fiscalizadora e foi um dos poucos eleitos pela oposição. Já Unilton Gomes, o mais jovem da nova legislatura, recebeu grande apoio no distrito de Monte Azul e conta com forte base entre os evangélicos pentecostais.

Desafios e expectativas

Com um novo mandato e uma Câmara parcialmente renovada, os próximos quatro anos serão cruciais para o desenvolvimento de Jucuruçu. O asfalto trouxe visibilidade e novas possibilidades, mas também aumenta as expectativas da população por melhorias em infraestrutura, saúde e educação.

Agora, cabe aos eleitos honrar a confiança depositada nas urnas e trabalhar por um futuro mais próspero para este município que, por tanto tempo, foi isolado, mas que segue firme em sua trajetória de crescimento.


Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo