O líder dos caminhoneiros, Wallace Landim, disse, em entrevista ao BP Money, nesta sexta-feira, 27 de maio, que a categoria pode parar - em uma possível greve dos caminhoneiros - por não ter condições de se manter. Chorão, como é nacionalmente conhecido, questionou se os preços praticados pela Petrobras (PETR3;PETR4) devem sofrer mudanças com a nova troca no comando da empresa e cobrou mais transparência por parte de Jair Bolsonaro (PL) e da estatal.

"O presidente precisa dizer para a categoria se o preço do diesel vai subir. Nossa principal pauta é referente a Petrobras. Com a estatal, o rico está ficando cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. A troca de presidente da Petrobras vai diminuir o preço ou a Petro vai continuar sangrando o povo e a nossa categoria?", questionou Landim.

"[A categoria] pode parar por não ter condições de se manter", complementou. Landim também cobrou mais transparência da petroleira e do líder do Executivo em relação às informações que deixaram de ser passadas de forma antecipada à categoria sobre a possibilidade de falta de diesel no início do segundo semestre.

"Dia 24 eu cobrei do Ministério de Minas e Energia para ter transparência ao passar para a categoria informações em relação ao estoque do diesel. Nós alertamos e a Petrobras estava escondendo. Agora, a empresa disse que tem menos de 20 dias de estoque. Então por que não alertou antes pra gente se programar? Saiu fora do controle, por isso peço que o presidente chame a responsabilidade e tenha coragem de se pronunciar", enfatizou o líder dos caminhoneiros.

Segundo informações da "Folha de S. Paulo", a Petrobras confirmou o informe da Federação Única dos Petroleiros (FUP) sobre a possibilidade de falta de diesel no Brasil. A estatal teria enviado um ofício ao Governo Federal, formalizando o alerta da federação.

Landim afirmou que, exatamente pelo risco de desabastecimento, existe a possibilidade da categoria parar, sem ser necessariamente por uma greve dos caminhoneiros, já que a falta de diesel afeta diretamente as operações da classe. "Vamos parar naturalmente. Pedi transparência na Petrobras e não teve. Automaticamente isso (falta de diesel) vai colapsar a categoria", disse.

Petrobras (PETRA) alertou governo para risco de falta de diesel

De acordo com informações do jornal "O Estado de S. Paulo", a Petrobras enviou um ofício no início desta semana ao Ministério de Minas e Energia (MME), alertando para o risco de desabastecimento de diesel no Brasil.

O documento tinha como objetivo evitar que um provável desabastecimento de combustível acabasse prejudicando a companhia. Em uma reunião da Petrobras com as autoridades brasileiras para acompanhar os estoques de petróleo e derivados no País, a questão já havia sido levantada. No ano passado, a Petrobras já alertava para a redução da oferta e os efeitos que a escassez poderia causar, pois a companhia não conseguiria mais atender toda a demanda do mercado.

Sem as importações, a Petrobras conseguiria abastecer apenas metade do mercado brasileiro de diesel. Em nota à imprensa, nesta semana, Wallace Landim, líder dos caminhoneiros exigiu transparência da petroleira. "Exigimos transparência com relação ao estoque de diesel para o mercado interno, o novo presidente da Petrobrás precisa dizer para a categoria se os preços vão parar de subir e se existe risco de desabastecimento", disse Chorão.


Por: Vida Diária/SBN

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo