Uma baleia foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira (28), na praia de Guaratiba, que fica próxima à cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Mais 06 casos já foram registrados em apenas um mês nas praias baianas. Em Guaratiba, casos de mortes já foram relatados nos anos anteriores.
Segundo informações de moradores e internautas do site Vida Diária, o animal foi avistado por populares e o aparecimento da baleia na praia é recente, e não há relatos sobre o motivo da morte.
Este é, possivelmente, o sétimo caso de morte de baleias da espécie em um mês. O primeiro caso ocorreu na cidade de Alcobaça, o segundo em Caravelas, o terceiro na Península de Maraú, o quarto no município de Prado, o quinto um filhote encontrado em Porto Seguro e o sexto na Praia dos Lençóis no município de Una.
Encalhes desta espécie são comuns no litoral brasileiro neste período, pois as baleias costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral da Bahia em buscas de água quente para reprodução. Isso costuma acontecer entre julho e outubro. Pode ser o motivo das mortes.
Por Vida Diária: Andressa Lima.
Matérias relacionadas:
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.