Um projeto social iniciado há seis meses na Black Belt tem modificado a vida de famílias inteiras em Teixeira de Freitas. Trata-se das aulas de jiu-jitsu oferecidas pelo mestre Marcos Túlio a meninos e meninas carentes da comunidade, e que hoje conta com aproximadamente 30 crianças atendidas.
Marcos representa a Black Belt e também a academia Zenith. Ele recebe crianças e adolescentes de 6 a 17 anos para o projeto que acontece as terças e quintas-feiras às 19 horas e aos sábados às 16 horas. “O objetivo do projeto é ocupar o tempo ocioso das crianças, não deixá-las na rua, procurando o que não perdeu”, ressalta o professor.
“Para se inscrever no projeto tem que estar estudando e tem que seguir algumas regras que nós determinamos, como obediência, principalmente”, isso para poderem levar os estudos e o esporte a sério, disse Marcos, que ainda contou que os pais dos menores têm agradecido muito, pois tem sido positivo o reflexo dessas aulas no comportamento das crianças em casa e na escola.
O projeto é oferecido de forma gratuita, mas, para continuar fazendo a diferença na cidade, seria muito importante a colaboração da comunidade. “Fazemos por nossa conta própria, mas se tiver algum empresário que se identificar com o projeto e queira conhecer e colaborar conosco será muito bem vindo”, ressalta Marcos.
Além de kimonos e outras roupas apropriadas para o esporte, as pessoas podem colaborar para o oferecimento de lanches. Quinzenalmente, Marcos oferece um lanche para alunos do projeto, mas, por serem crianças carentes, seria ideal que esse lanche fosse constante, pois não se sabe em quais circunstâncias essas crianças chegam para treinar, contou o mestre.
O jiu-jitsu é um esporte cujas aprendizagens de superação podem ser levadas para a vida inteira, modifica o caráter da pessoa e, consequentemente, reflete em uma melhor convivência social. Quem quiser saber mais ou ajudar o projeto pode procurar a academia que fica na Av. Getúlio Vargas, 3391, ou ligar para o telefone (73) 9.9957-9621 e falar com Marcos.
Por Vida Diária/ Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.