A circulação de ventos em todos os níveis da atmosfera, juntamente com o ar quente e úmido sobre o Brasil, tem favorecido a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o país, de acordo com publicação do portal ClimaTempo.
Desde a quinta-feira (24), a previsão era de que duas áreas de baixa pressão começariam a avançar do Sudeste, em direção ao sul da Bahia.
Entre ontem (25) e este sábado (26), as instabilidades se intensificam, deixando a região em alerta para temporais, que poderão vir acompanhados de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. São esperados altos volumes de chuva.
No domingo (27), poderão ocorrer períodos de sol, mas ainda há chuva forte prevista a qualquer momento. Já na segunda (28), a chuva intensa e persistente retorna na maioria das áreas do sul baiano.
Os dados Climatológicos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, indicam que a média de precipitação mensal acumulada para o mês de novembro é de 127,8mm (1991-2020) para a região de Vitória da Conquista e de 146,1mm para a região de Ilhéus (1961-1990), por exemplo.
Enquanto esta previsão indica que no período curto de 24 a 28 de novembro, os acumulados de chuva poderão atingir valores próximos a 150mm nestas áreas.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.