tag  

Teixeira de Freitas: “Não temos qualidade de vida neste período do ano”, “minha rinite ataca demais com essa fumaça”, “sofro com meu filho, muitos gastos com medicamentos”, “minha vozinha quando vem para minha casa, fica doente”, “tenho alergia e com esse cheiro só usando medicação, “meus filhos vivem a base de nebulização e medicações”. Essas são algumas reclamações corriqueiras. Diante de tantas doenças e incômodos, moradores se unem e pedem socorro ao Ministério Público da Bahia (MPBA), e ingressam representação pedindo providências contra a torrefação de café localizado entre os condomínios Mont Serrat I, II e III, onde afeta toda região e bairros circunvizinhos.

Os moradores inclusive fizeram um abaixo assinado, que foi anexado a denúncia, junto ao MP e Secretária de Meio Ambiente. “Até entendo, quando fundado essa torrefação aqui no bairro não tinham casas, mas agora existem, o próprio dono da torrefação construiu seus condomínios. No mínimo tem que mudar para um lugar adequado, as autoridades precisam fazer alguma coisa”, desabafa uma moradora.

“Eu tenho sofro de rinite, sinusite, e o cheiro da fumaça da torra do café é muito forte, insuportável, somos obrigados a fechar a casa às 17h30, quando começa a tormenta, mesmo assim dentro da casa fica tomado de fumaça, porque entra na frestas das janelas, nesse período, todos os anos os mesmos sofrimentos, medicamento demais, não temos qualidade de vida”, nos contou um morador.

“Com a pandemia só piorou a situação de nosso bairro, temos muitas crianças e idosos, e essa torrefação dentro do perímetro urbano, só piora tudo, queria descrever nosso sofrimento, mas, nem consigo, de tão tuim que é, pedimos providências, não podemos viver assim, pedimos socorro”. Implora outro morador.

No período do mês de abril a julho a mais de 20 anos é a mesma problemática. “Gostaríamos de ter o conhecimento se o empreendimento respeita as leis estaduais e/ou municipais sobre os devidos fins, e se além disso, cumpre a restrição de horário de funcionamento e observa e respeita os perímetros de dispersão da pluma (fumaça), bem como a proximidade da localização do empreendimento a sede do município”.

Moradores ainda salientam, que no período de pandemia muitas pessoas estão acometidos por alguma dificuldade respiratória devido a Covid-19, ou mesmo os portadores de doenças respiratórias crônicas são diretamente afetados pela fumaça diariamente, agravando cada vez mais seus problemas respiratórios. “A fumaça incomoda, com um odor forte, por vezes sufocantes e causam dentre muitos outros sintomas dores de cabeça”.

Em outros anos no mesmo período, houve denúncias sobre o mesmo caso, porém até hoje nada foi resolvido. Nossa equipe entrou em contato com os órgãos competentes, e aguarda respostas. E o espaço está aberto ao proprietário da Torra de Café caso queira falar sobre o assunto.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo