Foi lançado nesta quinta-feira, dia 10 de março, o documentário “MST 35 Anos” em celebração a uma data especial para o movimento que agregou o Nordeste e restabeleceu uma vida saudável no Brasil por meio da reforma agrária. Trata-se de um longa-metragem de 01h43min de duração, com roteiro, produção e direção do escritor e jornalista Athylla Borborema, que trabalhou por 12 meses para que o DOC fosse o marco do início das comemorações do aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
O Documentário “MST 35 Anos”, já disponível no Youtube, foi lançado como parte do início das comemorações em 2022 dos 40 anos do princípio do movimento no sul do Brasil e dos 35 anos da criação oficial do MST – Movimento dos Sem Terra, que se celebra a partir da materializada fundação do primeiro Assentamento de Reforma Agrária no Nordeste, o “Assentamento 40-45” situado no município de Alcobaça, na região do extremo sul da Bahia, em 7 de setembro de 1987.
https://www.youtube.com/watch?v=NGqnylUqWY0
O MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é uma organização de ativismo político e social brasileiro, considerado o maior movimento da América Latina e o de maior duração no Mundo, marcado pelo símbolo da resistência. O filme-documentário “MST 35 Anos” notabiliza os 35 anos da organização e festeja, especialmente, o papel do movimento na Bahia, no Nordeste e a sua organização em 24 Estados das 5 regiões do Brasil.
No documentário “MST 35 Anos”, o jornalista Athylla Borborema escuta depoimentos importantíssimos de pessoas essenciais sobre a trajetória do movimento: o nascimento, as ocupações, os despejos, a repulsa da sociedade, agressões, atentados, mortes de militantes, a resistência, o primeiro assentamento na Bahia, o primeiro apoio do Estado, a conquista da sociedade, a visibilidade nacional, os companheiros na política, a luta para formar camponeses e seus filhos, a luta pelo meio ambiente, a conquista da cultura e da educação para os assentamentos.
O documentário ainda debate a chegada do cinema para dentro dos assentamentos agrários e registra a importância do filme “Marighella” do ator e diretor Wagner Moura em ter estreado no Brasil a partir de uma sessão para 3 mil pessoas no Assentamento de Reforma Agrária Jaci Rocha, no município de Prado. O “MST 35 Anos” reúne entrevistas de assentados, militantes, educadores, jornalistas, intelectuais, religiosos, políticos, artistas e apoiadores do movimento das mais diversas regiões do Brasil.
O Autor - Athylla Borborema é jornalista, radialista, publicitário, roteirista, escritor e documentarista brasileiro. Já produziu e lançou mais de 100 teledocumentários, assistidos por mais de 40 milhões de pessoas. Athylla Borborema é baiano nascido no balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, mas é radicado em Itamaraju desde os 6 anos de idade. Em 1993 publicou sua primeira obra e entrou efetivamente para o time dos escritores mais festejados do país e trata-se de um proeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Mestre e doutor em Jornalismo Científico, seu trabalho ocupa a lista das obras mais recomendadas da doutrina jornalística e da literatura nacional com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro. Atualmente preside a ATL – Academia Teixeirense de Letras, da qual é imortal da cadeira nº 02.
Em janeiro de 2021, Athylla Borborema lançou o seu primeiro longa-metragem “De uma Ponta à Outra”, documentário que conta a história da extinga Estrada de Ferro Bahia Minas. Em setembro, lançou o longa “Itamaraju 60 Anos”, outro documentário sobre as riquezas culturais e as memórias da sua terra natal. Em dezembro de 2021, lançou o livro “Frans Krajcberg – O poeta da Árvore”, a 1ª biografia 100% dedicada a vida e a obra do escultor internacionalmente conhecido, em celebração ao centenário do artista plástico Frans Krajcberg. Já agora em março de 2022, Athylla Borborema lança o seu 3º longa “MST 35 Anos”, marcando o começo das festividades de aniversário do MST, o qual, Movimento dos Sem Terra, o autor acompanha sua trajetória de lutas, derrotas e vitórias desde 1995.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.