Teixeira de Freitas, 08 de março: Seguindo as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, em vários locais de Teixeira de Freitas foram realizadas diversas homenagens a essas grandes guerreiras, com todo rigor e tudo que tem direito, recepcionando sempre com um delicioso café da manhã. Dentre os principais pontos da cidade, destacam-se confraternizações no 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), na DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Câmara de Vereadores, entre outros lugares.
Na DEAM, a delegada Dra. Vivianne Scofield disse que momentos assim são bastante importantes, pois são advindos de lutas, e falou um pouco sobre a campanha de combate à violência contra a mulher, “essa campanha que a DEAM fez, foi justamente para chamar a atenção da sociedade teixeirense e conscientizar sobre a importância do combate à violência contra a mulher no seio da própria família, e qualquer coisa podendo denunciar aqui no DEAM ou através do 0800”, disse a delegada. A campanha se chama “Envolva-se, a violência doméstica é crime, essa luta também é sua”, ou seja, a mulher precisa ser cuidada, respeitada, amada e que possa exercer plenamente a sua liberdade perante a uma sociedade ainda muito machista. Segundo Dra. Viviane, o dia ainda se prolongou com sorteios e cinema para as mulheres.
Já na sede da OAB, a presidente Goretti Martins relatou que houve sessões de embelezamento, com design de sobrancelhas, manicure, cabeleireira, massagens (nos pés, nos braços, nas costas, etc.), e à tarde teve uma palestra com a Coach Manuela Matoso sobre o embelezamento da mulher, retratando e valorizando a imagem feminina. “No dia de hoje, a mulher já acorda sabendo que é um dia deferente, já sabe que vai receber mensagens e abraços. Na verdade, esse processo de conquista já vem há séculos, então hoje se consolida o poder que a mulher vem alcançando, muita coisa ainda para conquistar, mas hoje é um dia especial”, disse Goretti.
A Irmã Cristina, presidente do Instituto Francisco de Assis e representando as irmãs, aproveitou para passar uma mensagem para as mulheres: “Com muita alegria que eu quero deixar um abraço para cada uma das mulheres, e lembrar a vocês o como somos importantes e o quanto podemos”. Ela reiterou dizendo que todas as mulheres devem seguir o exemplo de Maria de Nazaré, “ela foi cheia de graça, ela foi humilde e acredito que todas nós mulheres, precisamos ser ‘cheias de graças’, que quer dizer vencedoras, em todos os sentidos. Vamos encontrar dificuldades, tropeços, e muita coisa, mas somos fortalecidas pela nossa feminilidade, pelo nosso ser mulher e principalmente pela capacidade de gerar vidas”.
Segundo a Coordenadora da Polícia Civil, a delegada Valéria Fonseca Chaves, “esse é um dia muito importante para nós mulheres, que por mais que nós conseguimos essa evolução, ocupar lugares nunca antes ocupados, ainda enfrentamos discriminação nesse mundo tão masculinizado”.
E as homenagens não param, no 13º BEIC também houve comemorações, foi preparado um evento maravilhoso no Dia Internacional das Mulheres. Para o Tenente Coronel Sérgio Barros, “foi um prazer a gente poder agregar aqui em nossa unidade tantas pessoas de diversos segmentos da questão feminina. Na verdade, demorou muito para que esse 08 de março fosse reconhecido como o dia da luta, o marco da luta das mulheres. Porém, desejo que a sociedade não comemore apenas no dia 08 de março, mas comemore todos os dias como dia das mulheres, e que elas sejam festejadas não só por convenção internacional, mas pelo seu valor, dedicação, amor e coração. Baseado nesses princípios, o 13º BEIC recepcionou todas as nossas policiais e todos os segmentos que trabalham com essa questão feminina aqui em Teixeira de Freitas para fazermos essa manhã de alegria, de ativismo”, relatou o Tenente.
O evento terminou com uma palestra da Dra. Gine Alberta Ramos, intitulada “Direitos da Mulher e empoderamento feminino”, foi caracterizado como um momento de muito aprendizado. Que todo dia seja o dia das mulheres!
Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira
Fotos: Nadson Camargo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.