Município adota medidas para garantir continuidade dos serviços dos Conselhos Tutelares

Após decisão unilateral das presidências dos Conselhos Tutelares pelo fechamento da unidade, medida adotada sem prévia comunicação formal à Administração, sem diálogo institucional e sem construção conjunta de solução administrativa, sob alegação de inadequações estruturais do imóvel, o Município adotou as providências cabíveis.

A situação foi encaminhada ao Ministério Público, que notificou o órgão, esclarecendo tratar-se de serviço público essencial, de caráter permanente e com atendimento contínuo à população. A orientação, no entanto, não foi cumprida pelas conselheiras tutelares, que mantiveram a decisão de fechamento da sede.

Diante dos fatos, o Município instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD), determinando o afastamento temporário das presidentes dos Conselhos Tutelares I e II, para que não interfiram na apuração das possíveis irregularidades.

Além disso, o Ministério Público ajuizou ação judicial para garantir a retomada das atividades. O Município também oficiou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os próprios Conselhos Tutelares I e II para que fosse dada posse às vice-presidentes. O CMDCA também realizou a convocatória de dois conselheiros suplentes para compor os Conselhos Tutelares I e II, assegurando a continuidade dos serviços.

A Prefeitura de Teixeira de Freitas manifesta repúdio à decisão de fechamento da sede, considerando que o Município já vinha adotando medidas para garantir a continuidade dos serviços, inclusive com a abertura de processo para locação de novo imóvel. A paralisação do atendimento comprometeu o princípio da continuidade do serviço público essencial e a proteção integral prevista no art. 227 da Constituição Federal.

O Município segue acompanhando de perto a situação, adotando todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para assegurar a plena continuidade dos serviços e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Banner alternativo
Exata
Gil Academia
Banner alternativo