O ano de 2024 começou com mudanças positivas no cenário tributário da Bahia, trazendo benefícios para atacadistas e varejistas. Desde 1º de janeiro, o decreto 22.452/2023, assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, altera a forma de cobrança do ICMS, excluindo alguns produtos do regime de substituição tributária.
De acordo com a nova legislação, produtos como ração do tipo pet, aparelhos e lâminas de barbear, biscoitos, bolachas, waffles e wafers não estão mais sujeitos à substituição tributária. A medida visa, principalmente, reduzir o custo tributário nas operações realizadas por empresas varejistas optantes do Simples Nacional.
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) destaca que, ao adquirir esses produtos diretamente de atacadistas na Bahia, as empresas varejistas terão uma carga tributária reduzida, equivalente a 10,58%, conforme as regras do Simples Nacional. A mudança tem como objetivo melhorar a competitividade no mercado interno e atende a um pleito da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (Asdab) e do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores de Gêneros Alimentícios do Estado (SindAtacado).
Por: Vida Diária/SN
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.