Caravelas, 18 de dezembro/19 – Um espaço comunitário com o intuito de proporcionar momentos de lazer, confraternização, atividades coletivas e geração de renda. Essa é a proposta do Centro de Convivência dos Pescadores “Didácio Benedito de Oliveira – Buzano”, que será inaugurado nesta quinta-feira (19), às 10 horas, em Caravelas (BA). O espaço foi uma demanda que surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, que contou com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal.
O Centro de Convivência teve origem após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da RESEX por meio das Condicionantes Marítimas do Terminal de Caravelas em que se definiu o que seria necessário para a construção do espaço. O projeto foi apresentado em reunião do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira (PAAP) e, após inclusão no Programa, a comunidade providenciou, junto ao poder público, a legalização fundiária e todas as licenças ambientais necessárias à sua instalação.
O Centro de Convivência de Barra de Caravelas fica localizado na Rua José de Tico, s/nº. O nome dado ao local é uma homenagem a Didácio Benedito de Oliveira (Buzano), que foi um dos grandes pescadores de rede grande de Barra de Caravelas.
Após o cumprimento das exigências legais, coube à Suzano, por meio de um processo de tomada de preços, contratar a empresa executora do projeto e viabilizar os recursos necessários, segundo explicou Narcisio Luiz Loss, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano. O projeto demandou investimentos de quase R$ 1 milhão.
O Centro de Convivência é composto por: espaço cultural, dotado de auditório e que pode ser usado também para cursos, palestras e reuniões; um palco; três lojas, que serão utilizadas para a venda de artesanatos, central de apoio ao turismo comunitário e lanchonete; cozinha comunitária; centro administrativo que será utilizado pelos gestores da Associação e cedido para uso da Colônia Z25 no atendimento às necessidades do pescador; e o Espaço do Pescador, que será utilizado para confecção de redes, reparo e guarda de apetrechos de pesca.
Além da Suzano, a comunidade também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas que, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, apoiou com 50% na contribuição de recursos para instalação do projeto de geração de energia fotovoltaica.
Por: Vida Diária / ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.