Polícia federal cumpre 141 mandados em operação contra abuso sexual de crianças

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender criminosos em todo o Brasil envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação é realizada em parceria com as Polícias Civis estaduais, que atuam na repressão desse tipo de crime.

Ao todo, estão sendo cumpridos 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação, sob coordenação da equipe de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal. A operação tem como foco principal a prisão de indivíduos responsáveis pela produção e disseminação de conteúdos envolvendo o abuso de crianças e adolescentes.

Mais de 750 policiais participam da operação, que também conta com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), representada pela Embaixada americana no Brasil.

A Operação Terabyte visa fortalecer a cooperação entre as forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de natureza sexual contra menores, ampliando o esforço para capturar criminosos que se valem de grandes quantidades de material digital para cometer os abusos. O nome da operação faz referência à unidade de medida de dados cibernéticos "terabyte", equivalente a mil gigabytes, indicando o volume de arquivos visados pelas investigações.

Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já havia cumprido 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam em aberto, o que demonstra o compromisso contínuo da instituição no combate a esses crimes.

A Polícia Federal também reforça a importância da vigilância por parte dos pais e responsáveis, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para prevenir possíveis abusos. A orientação e o diálogo são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

 

Por: Vida Diária/ GOV.BR

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo