Entre os 73 municípios brasileiros que receberam reconhecimento do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis, cinco são da Bahia.
Um deles é Porto Seguro, que recebeu o Selo Prata HIV, junto com Santo Antônio de Jesus. Outros três municípios baianos também foram premiados: Vitória da Conquista, Jequié e Barreiras.
A transmissão vertical é aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
Para prevenir essa forma de contágio, as gestantes devem realizar o pré-natal completo, com todos os exames e cuidados oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, que conta com recursos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como camisinhas, testes rápidos e de laboratório, leite em pó, antibióticos e antirretrovirais.
Critérios
Para receber a certificação de eliminação, os municípios devem ter, no mínimo, 100 mil habitantes e seguir os critérios e etapas definidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis.
Além disso, devem atingir as metas de eliminação baseadas nos indicadores de impacto e de processo.
O Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis nas categorias bronze, prata ou ouro é concedido aos locais que alcançaram indicadores próximos da eliminação.
Por: Vida Diária/O Sollo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.