Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, três das maiores cidades do extremo sul da Bahia, somam juntas 12.140 eleitores que podem ter o título cancelado por ausência nas últimas três eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento das multas.
O dado é de um levantamento feito pelo jornal OSollo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faz parte de um alerta que atinge todo o estado da Bahia, onde mais de 260 mil eleitores estão nessa mesma condição.
Porto Seguro lidera na região, com 5.383 eleitores em situação irregular. Em seguida, aparecem Teixeira de Freitas, com 3.609, e Eunápolis, com 3.148. Esses números chamam a atenção da Justiça Eleitoral, que orienta os cidadãos a regularizarem sua situação até o dia 19 de maio.
Como saber se seu título está irregular
A consulta pode ser feita pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), no aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS), pelo telefone (71) 3373-7000, ou ainda presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou posto da Justiça Eleitoral.
Regularização pode ser feita online ou presencialmente
Após verificar a existência de pendências, é necessário quitar eventuais multas por meio do Autoatendimento Eleitoral. Depois disso, o eleitor poderá concluir a regularização do título. Também é possível buscar atendimento presencial em cartórios eleitorais, unidades do SAC e postos da Justiça Eleitoral.
O que acontece se o título for cancelado?
Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de acessar diversos serviços públicos, como tomar posse em concursos, obter passaporte, participar de licitações, renovar matrícula em instituições públicas de ensino, entre outros previstos no Código Eleitoral.
Diante do prazo apertado, a orientação é que os eleitores da região procurem resolver as pendências o quanto antes, garantindo seus direitos civis e eleitorais.
Por: Vida Diária/O Sollo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.