Na manhã desta quarta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma reunião intersetorial sobre a Busca Ativa Escolar. O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, reuniu representantes de diversos setores da administração pública e instituições sociais.
A equipe da Secretaria de Educação apresentou a proposta e a plataforma da iniciativa, que busca garantir o direito de crianças e adolescentes à educação por meio da identificação, acolhimento e reintegração escolar.
Estiveram presentes representantes do CREAS, CRAS, CAPSIA, Atenção Básica de Saúde (UBS), Abrigo Lar Sagrada Família, AEPETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), PSEMAC (Proteção Social de Média e Alta Complexidade), Coordenação da Saúde Básica e do Programa Saúde na Escola (PSE).
O secretário de educação, Edinaldo Rezende, destacou que a Busca Ativa Escolar é uma recomendação da UNICEF e está alinhada ao compromisso da gestão municipal de conhecer a realidade das famílias, acolher suas demandas e educar com responsabilidade social.
“Assim que assumi a pasta, vi na plataforma uma ferramenta eficiente para fortalecer a comunicação em rede. O cruzamento de dados mostra que ainda temos crianças fora da escola, e essa ação visa reverter esse cenário com união e responsabilidade”, afirmou o secretário.
Estrutura da equipe local e rede de apoio
A estratégia é conduzida por uma equipe intersetorial composta pelo secretário Edinaldo Rezende (gestor político), Susana Nadier Ferreira (coordenadora operacional), as supervisoras institucionais Jocassia Oliveira da Silva, Luciléia Almeida Silva e Fernanda Schaper, e o técnico verificador Ruan Carlos Alves de Jesus.
Cada escola conta com um agente comunitário — secretário escolar, vice-diretor ou coordenador pedagógico — responsável por alimentar a plataforma com informações da comunidade escolar.
A articulação inclui ainda as Secretarias de Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar, associações de moradores e demais instituições da rede de proteção.
Apoio de instituições nacionais
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia desenvolvida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com apoio da Undime, Congemas e Conasems. A iniciativa fortalece o engajamento da comunidade e do poder público no enfrentamento da exclusão escolar, assegurando o acesso à educação como direito fundamental.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.