Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e o Sebrae Bahia assinaram um protocolo de intenções, nesta sexta-feira (15), para o estímulo da economia criativa da cidade. O objetivo é usar a expertise dos consultores para desenvolver ações que impulsionem os negócios de produtores nos cenários nacional e internacional, e pensar estratégias que atraiam investidores para os diversos segmentos artísticos.

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, recebeu os representantes do Sebrae na sede da Prefeitura, na Praça Municipal, e explicou que a parceria faz parte do Programa Salvador Criativa. Na prática, o esforço conjunto será para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios, gerando emprego e renda.

“Esse protocolo vai nos ajudar a levar os pequenos empreendedores da área da cultura, da economia criativa e das diversas linguagens artísticas para participarem de eventos nacionais e internacionais. O objetivo é que eles tenham acesso a investidores e possam mostrar seus produtos. A gente também quer fazer um grande evento para trazer esses investidores para Salvador”, afirmou Ana Paula.

O protocolo de intenções terá validade de 3 anos e não implica a transferência de recursos financeiros entre os partícipes. A vice-prefeita contou que a intenção é começar os debates de imediato e colocar as primeiras ações em prática ainda em 2025. Ela também frisou que a parceria vai alcançar diversas áreas da economia criativa.

“A proposta é oferecer capacitação, acesso à tecnologia e as ferramentas para que as pessoas que já têm talento e capacidade consigam fortalecer o seu negócio e a indústria criativa de Salvador. Se eu falar da música, da arte, do audiovisual, da fotografia e das diversas linguagens, eu estou falando de talento, mas também posso fazer com que isso gere renda, emprego e melhore a vida das pessoas”, disse.

A parceria com o Sebrae faz parte do eixo Ações de Mercado do Programa Salvador Criativa, uma iniciativa que estrutura ações já existentes e propõe novos caminhos para o desenvolvimento do setor, através de três eixos: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado.

O diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, explicou que essa foi a primeira parceria da instituição com um município baiano com foco exclusivamente na economia criativa, disse que a experiência pode se transformar em um projeto piloto para outras cidades e destacou o potencial de Salvador.

“É a oportunidade de fazer com que nossas ações estejam focadas dentro daquilo que representa a demanda do município, dos turistas e que tem a ver com a cultura desta terra. Esse trabalho vai representar a nossa presença com as informações que temos no Sebrae, e aquelas que podemos buscar com consultores e especialistas na Bahia e qualquer outra região do nosso país. É o início de uma atividade que será importante para Salvador e para o Sebrae Bahia”, afirmou.

 

Por: Vida Diária/Bahia.ba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo