O jornalista e poeta baiano Almir Zarfeg, presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras, é o grande vencedor do Prêmio Off Flip de Literatura 2025, na categoria poesia. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (20/03), pelos organizadores do festejado evento, em Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
Almir Zarfeg ficou em 1º lugar com o texto “Camões hardcore”. Luís Fernando Nicolosi de Oliveira (Curitiba/PR) ficou em 2º lugar com “A tecla da catástrofe”. E Cícero Nardini Querido (São Paulo/SP) ficou em 3º lugar com “Língua”.
Ainda foram incluídos o 4º e 5º lugares preenchidos por Alan Rezende (Lage do Muriaé/RJ) e Carly Falcão (Recife/PE) com os textos “Salto do soneto: parca ode a Petrarca & um gozo a Mattoso” e “D’eu”, respectivamente.
O Prêmio Off Flip de Literatura, que chega à sua 20ª edição, premia também nas categorias conto e crônica. Os melhores autores vão dividir a quantia de R$ 33 mil entre si. “Assim que soube do resultado, compartilhei minha alegria com amigos, confrades e familiares”, afirmou Zarfeg, que já figurou como finalista do certame em outras edições, mas só agora conseguiu vencer e em primeiríssimo lugar.
“Esse é um dos prêmios mais prestigiados e concorridos do país, de maneira que quem consegue vencê-lo tem motivos de sobra para comemorar”, acrescentou o poeta Almir Zarfeg.
Somente na categoria poesia concorreram centenas de poetas de todo o país, dos quais 70 chegaram à grande final. Desses apenas cinco felizardos estão sentindo o gostinho da vitória. O 1º colocado, inclusive, terá assento garantido na bancada do Selo Off Flip – durante a Festa Literária Internacional de Paraty 2025 (FLIP), que acontece entre os dias 30 de julho e 03 de agosto.
O vencedor também terá participação em uma mesa de debates, assistirá à peça artística de Olga Yamashiro (em comemoração às duas décadas da premiação) e vai autografar a antologia com todos os textos selecionados no Sesc Paraty.
Além de possuir dezenas obras editadas em verso e prosa, Almir Zarfeg faz parte de inúmeras instituições literárias e culturais dentro e fora do país. Mas faz questão de se apresentar como presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras (ATL), delegado da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) e embaixador cultural da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).
Em 2024, o jornalista e poeta Zarfeg ganhou importantes prêmios literários, como 5º Prêmio Ecos da Literatura, VI Prêmio Apperj, Prêmio Internacional de Literatura UBE-RJ, Concurso Literário Abrames e IX Festival de Poesia de Lisboa.
Em 2025, além do Prêmio Off Flip de Literatura, ele já se destacou no Prêmio Yoshio Takemoto e teve o poema de sua autoria “Perguntar não ofende” escolhido para participar da 3ª temporada do projeto “Todo poema é um filme”, da Villa Olívia Artes.
O escritor Almir Zarfeg é um dos grandes orgulhos da Bahia pela trajetória que construiu ao longo dos últimos 30 anos e, com mais de 20 livros publicados, é considerado atualmente um dos 10 baianos mais premiados do Estado.
Por: Vida Diária/ Teixeira News
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.