A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, concluiu a avaliação das unidades demonstrativas do PAT Mandiocultura na comunidade Bela Manhã. Apesar das adversidades climáticas (como as chuvas intensas que atingiram a região no início do ano), as áreas avaliadas superaram a média nacional de 12 toneladas por hectare.
A unidade do Sr. Caburé alcançou uma produtividade de 20,69 toneladas por hectare, enquanto a da Sra. Neuza atingiu 37,43 toneladas por hectare. A produtividade dos pequenos produtores teixeirenses foi incentivada também pelo uso da BRS Formosa, variedade de Mandioca com resistência a bacteriose e tolerância à seca, disponibilizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Assim, a parceria entre setor agrícola local e o poder público rende bons frutos ao estabelecer alternativas de uso integral da mandioca para uma maior diversidade da produção,e consequentemente maior geração de renda.
O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais prefeituras dos municípios participantes e outras instituições. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia produtiva da mandioca na região Extremo Sul.
Por: Vida Diária/ASCOM
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.