Prado: Cumprindo o propósito do projeto, que é levar conhecimento sobre prevenção às comunidades, principalmente as que estão localizadas mais distantes dos centros, o SGT Jamildo Vilas Boas do 18º GBM e a equipe de voluntários da Escola de Prevenção/Defesa civil, percorreram neste sábado (23), cerca de 130 km, atravessando locais paradisíacos no município de Prado, distrito de Cumuruxatiba, local conhecido pela sua beleza natural, pela sua história e por abrigar uma reserva indígena e grande área de preservação, no meio disso tudo a “Comunidade dos Guedes”, assim conhecida por ser um povoado formado a partir das gerações sucessivas da família Guedes, localidade com cerca 30 famílias e uma escolinha de educação infantil que serve a comunidade.
A decisão de ida até o local partiu do convite do Sr. Aldo Cocrane, diretor da Escola Náutica Vela Cumuru, que desenvolve projeto social de navegação com vela e formação de guias de ecoturismo visando à valorização da infância e da juventude local, são 20 alunos em formação, porem visando unir o útil ao agradável e estender as ações de forma a contemplar quem realmente têm necessidade, foi feito o desafio do estágio em primeiros socorros que a priori seria para os alunos do curso de guia em ecoturismo foi estendido para toda a comunidade, presenteando adultos, jovens, adolescentes e crianças do local que demonstraram muita animação e muita vontade de aprender.
Ao todo foram mais de 60 participantes que adquiriram conhecimento em prevenção e primeiros socorros, por meio de oficina prática aplicada abordando os temas mais recorrentes na comunidade como: fraturas, hemorragias, engasgos, desmaios, convulsões, queimaduras e parada cardio respiratória. Com o apoio logístico da Secretaria de Turismo do Município de Prado, representada pela Srª Marilia Vanessa Alcântara, a equipe pôde ajudar uma comunidade de pessoas simples e cordiais, que ao final agradeceram servindo um excelente almoço e ofertando abraços calorosos e palavras de elogio e de gratidão.
“É muito importante, esse aprendizado para a nossa comunidade, obrigado por se lembrarem de nós, tenho certeza que essa ação vai ajudar muito daqui para frente na forma das pessoas lidarem com a prevenção e com o socorro esses homens e mulheres são heróis de verdade, espero que voltem sempre”, declarou Admilson Guedes, líder da comunidade.
Os voluntários envolvidos na ação foram Marcio Ruas, Raquel Ruas, Geysa Amorim, Nayara Cristina, Rejane Balbino, Antônio Silva, Taís Ruas e Thaís Vilas Boas, pessoas que doaram um tempo de folga para cumprir a missão de tornar, cada vez, as comunidades mais fortes, a estes a gratidão do comando do 18º GBM.
Por: Vida Diária/ Mirian Ferreira e ACS/CBMBA
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.