Itamaraju: Os produtores parceiros do Plano de Ação Territorial - PAT Mandiocultura, estão sendo beneficiados pelo projeto que abrange todo o território do Extremo Sul, com a implantação de 05 unidades demonstrativas de mandioca e aipim em cada município. O início do plantio das primeiras áreas já foi realizado, sob a supervisão da equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itamaraju, que também proporcionou aos parceiros, a capacitação de técnicas e aragem do solo, destinada a cultura.
O projeto visa ampliar a produtividade, qualidade da matéria prima e utilização do produto em novas aplicações comerciais. Tudo isso com pesquisas acompanhadas da EMBRAPA. A pesquisa mostrará a evolução e ganhos, além de diversificar a produção, melhora o uso da terra pela agricultura familiar.
Plantar mandioca poderá garantir segurança financeira ao pequeno produtor, com incremento de sua renda. É o que mostram resultados de uma pesquisa realizada pela EMBRAPA. Mas fomentar a ampliação de uma cultura com inserção de novas tecnologias, desbravando um futuro mercado, poderá modificar o formato da economia regional.
Equipes de agrônomos periodicamente farão visitas às áreas que compreende o projeto da PAT Mandiocultura. Mas os produtores já estão animados com as possibilidade e ganho com os novos conhecimentos e técnicas adquiridas.
“Atualmente as áreas cultivadas eram de pequena extensão e atendiam basicamente ao consumo familiar, além de servir para a suplementação da alimentação de bovinos de corte e de leite. Porém o mercado é muito promissor, onde buscará atender outros seguimentos da própria indústria”, relatou o secretário Ivan Favarato.
O município e parceiros vêm buscando através de novas técnicas, desenvolver a economia da região. Sendo assim, o projeto que beneficia essa cultura ganhou força com a iniciativa do Banco do Nordeste, que fomenta investimentos a produtores e diversos seguimentos da economia.
Por Vida diária: Andressa Lima/Ascom.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.