O que é o sofrimento? Qual é o propósito da dor, do sofrimento emocional? Por que nos abatemos tanto quando estamos diante de um sofrimento ou de experiências que nos causam algum tipo de sofrimento e insatisfação? Por que muitos de nós esquivamos da dor como se fosse a única e melhor saída para lidar com ela? Como você lida com situações dolorosas e difíceis da vida? Você enfrenta com intuito de achar uma solução ou fica envolvido com o problema se lamentando e reclamando com o fato de estar passando por isso?
Uma das grandes coisas que aprendi quando estamos diante de um problema ou situação de sofrimento é o que posso fazer para alterar imediatamente o que estou sentindo neste momento. Um dos grandes equívocos que cometemos quando se trata de sofrimento é a convicção de que é difícil sair dessa. Talvez seja por isso que seja mais fácil e mais costumeiro nos mantermos neste estado do que bem e satisfeitos a maior parte do tempo.
O que não nos damos conta é que se conseguimos sair do estado de bom humor para o de mau humor com tanta facilidade, por que não podemos sair do mau humor para o bom humor com a mesma facilidade? De fato, podemos sim. Mas a crença e o costume em achar que a vida e mais dura do que simples nos mantém mais pessimistas e desconectados da possibilidade de podermos fazer algo específico para mudar nosso estado.
Uma das principais regras para se mudar um estado de humor de forma rápida é pensar em qual tipo de alimento você vem oferecendo para sua mente? Com que tipo de pensamentos você vem alimentando sua mente? Qual é o foco que você tem dado a sua mente? Você costuma focar nas coisas ruins da vida ou nas coisas positivas que a vida pode te oferecer?
Se você quer mudar seu estado para melhor alimente seu cérebro com coisas boas e positivas. O pessimismo ou a constante crença de que nada dá certo ou você nunca tem sorte não pode nunca te fazer bem. Aliás, saia da sorte e passe a entender que tudo depende de você, ha milhares de recursos comprovados inclusive cientificamente, que se praticados com disciplina e diariamente você transforma sua vida de uma vida medíocre e ruim em uma muito mais rica e satisfatória pra si mesmo e pra quem está a sua volta.
A gratidão, por exemplo, é um excelente exercício. Pratique-a todos os dias com relação as mínimas coisas da vida. De que adianta frequentar a igreja, ler a bíblia se você não consegue praticar a gratidão e o perdão. Não espere ser feliz para ser grato, seja grato para ser feliz.
Temos sempre a tendência em achar que sofrer é ruim e não é algo que devia existir. Mas afinal, o que nos faz crescer, evoluir, amadurecer e nos tornarmos até mais humanos e conscientes das necessidades dos outros? Tudo aquilo que passamos quando crianças muitas vezes deixam marcas profundas e que vamos carregando ao longo da vida precisa ser ressignificado.
A convicção de que o sofrimento veio nos ensinar algo nos abre para muito mais possibilidades de mudança e transformação do que nos colocarmos como vítimas das circunstâncias.
O que passamos já passou. O que fica é o que podemos fazer com isso. Que lição você tira do que passou? O que o abandono, a solidão, a rejeição, a raiva te ensinaram? O que foi que te mobilizou a continuar lutando e vivendo sua vida apesar do que você passou? O que você aprendeu, quais as forças que você desenvolveu a partir das experiências sofridas que você teve? Qual aspecto de seu sofrimento te conectou a algo maior e que pode ter a ver com seu propósito de vida?
Pense nas mães que perderam seus filhos e transformaram sua dor em movimentos sociais ajudando outras pessoas a não passarem pelo que elas passaram. Quantas pessoas que sofreram abuso sexual ou algum tipo de violência doméstica , hoje estão aí realizando trabalhos sociais incríveis como uma forma de ressignificar e dar um sentido maior a própria vida.
O que quero com esta reflexão é deixar uma porta aberta para o fato de que apesar do sofrimento que passamos a vida está aí pra ser vivida da melhor forma e temos milhões de recursos a nosso favor para amenizar qualquer tipo de sofrimento. Basta pedirmos ajuda se for preciso ou então ir em busca dos recursos para mudar nossos estado. Temos a nosso favor toda esta tecnologia que nos presenteia dia a dia com informações e conhecimento a respeito de qualquer coisa. Nunca o conhecimento e a informação estiveram tão acessíveis quanto é hoje.
Mudar, transformar nossas vidas em algo sem sentido pra algo com real significado e alegria pode ser trabalhos sim mas é a coisa mais possível que pode existir porque só depende de você e de mais ninguém. Você não depende de ninguém para estar de bem consigo mesmo. Pense nisso!
Por: Vida Diária/ Cristina Castro.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.